27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Duplo J é o procedimento que vem ajudando os pacientes com "cálculos renais" em Sorocaba - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 06/01/2023

Compartilhe esta notícia:

Só quem já teve uma cólica renal entende a dor que causa um minúsculo cálculo (pedra) nos seus rins. O fotógrafo brasileiro André de Grossi, radicado em Paris, na França, relatou em seu canal de YouTube esta semana o sofrimento da dor que o levou a um hospital. Aqui em Sorocaba, como em qualquer parte do mundo, esse incômodo que atinge homens e mulheres, popularmente é chamado de “pedra nos rins” e tem chamado à atenção dos especialistas em urologia. 

 

O avanço da medicina através do uso de tecnologias criativas neste Século 21 tem proporcionado à população novas oportunidades de tratamentos com resultados positivos para a solução de retirada de cálculos renais. Um desses inovadores meios é a ureteolitopripsia endoscópica para procedimentos de cálculos renais. Em Sorocaba, a Santa Casa de Misericórdia foi uma das pioneiras ao iniciar o procedimento cirúrgico inédito no SUS para atender pacientes renais. Com o apoio da Prefeitura Municipal esse procedimento conhecido popularmente como Lico Laser atende desde 2021 centenas de pacientes, contou o médico Auro Cesar de Araújo.

 

O procedimento que vem sendo utilizado na área de urologia com sucesso em Sorocaba é o do cateter Duplo J. O cateter duplo J é um fino tubo flexível de poliuretano, com um calibre aproximado de 3 mm e um comprimento que varia de 8 a 35 cm, muito utilizado pelos médicos urologistas para garantir o fluxo de urina entre o rim e a bexiga. 

 

Cateter duplo J é o cateter utilizado para livre drenagem de urina do rim até a bexiga, em condições adversas. Uma extremidade ancora-se na pelve renal e a outra extremidade curva-se no interior da bexiga. Em inglês, double-J, "J-J stent" ou "pig-tail".

 

Conversei com o médico urologista doutor Auro César de Araújo, da Santa Casa de Sorocaba, e pude constatar o alto grau de especialização desse profissional que coordena o departamento de urologia do hospital presidido pelo padre Flavio Jorge Miguel Júnior. 

 

Conversei também com uma das pacientes atendidas esta semana no hospital da Intermédica-pelo doutor Auro Cesar, tendo recebida à dupla J. Segundo a senhora me contou, esse procedimento resolveu um antigo problema de cálculo renal e que a incomoda constantemente. Desta vez, com o doutor Auro Cesar conduzindo o procedimento, o sucesso foi constatado com a retirada do cálculo com 7,1 mm.

 

A grande maioria dos cateteres de duplo J é feita de um polímero à base de plástico e poliuretano cirúrgico.

 

Começando 2023 com a saúde em dia e, sem as dores físicas da vida humana é sinal de um bom Ano Novo. É o que desejamos aos nossos leitores! 

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário escreve aos sábados no jornal Ipanema - www.jornalipanema.com.br

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OMS: recuperação econômica global pode ser mais rápida com vacina

Curso gratuito no Jardim Botânico vai ensinar a criar abelhas sem ferrão

Receita paga nesta sexta-feira as restituições do 1º Lote do IRPF 2020

Votorantim encaminha mais de 1.500 pessoas para entrevistas de emprego em 2023

STF forma maioria para arquivar pedido de investigação de cheques a Michelle Bolsonaro

Prefeitura decreta Situação de Emergência em razão das fortes chuvas