27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura decreta Situação de Emergência em razão das fortes chuvas

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 03/12/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba decretou Situação de Emergência Pública na cidade, em razão das fortes chuvas ocorridas nesta sexta-feira (2 de dezembro). O Decreto nº 27.450/2022 foi assinado pelo prefeito Rodrigo Manga e vigora de imediato, conforme sua publicação, em anexo, no “Jornal Município de Sorocaba”, neste sábado (3).


Também assinam o documento os secretários municipais João Alberto Corrêa Maia (Governo – Segov), Luciana Mendes (Jurídica – SEJ) e Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu).


A medida foi tomada considerando que compete ao Município a preservação do bem-estar da população, adotando medidas imediatas que se fizerem necessárias para combater situações decorrentes das recentes chuvas, que ocasionaram danos pessoais, materiais, econômicos e sociais, conforme já relatadas em boletins oficiais da Defesa Civil de Sorocaba e pela imprensa.


Outra justificativa é que a Defesa Civil emitiu alerta para a incidência de fortes chuvas em todo o Estado de São Paulo, dos dias 3 a 6 de dezembro, prevendo um total de 120 milímetros de chuvas nesse período, especificamente para a cidade de Sorocaba.


Já, as informações do Centro Nacional de Monitoramento & Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam a possibilidade de ocorrência de enxurrada em áreas urbanas com alta declividade em Sorocaba, bem como de continuidade de chuvas de intensidade moderada a forte, nas próximas horas.


O Decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos e entes da Administração Pública Municipal, para que atuem nas ações de respostas necessárias para minimizar os efeitos causados pelas chuvas.


Em caso de necessidade, também é possível o Poder Público realizar contratações emergenciais de bens, necessários às atividades de resposta às enchentes e alagamentos, e de prestação de serviços e de obras relacionadas à reabilitação dos cenários causados pela chuva, desde que possam ser concluídas no prazo máximo, conforme previsto pela legislação.

 

Auxílio e doações


Em relação às ocorrências causadas pelas chuvas, quem precisar de ajuda basta contatar a Defesa Civil, pelo telefone 156, que acionará todos os demais setores da Administração Municipal, para interceder nas ações de apoio, inclusive nas áreas social e de socorro emergencial.


A população também pode colaborar, fazendo a doação de itens, como: colchões, eletrodomésticos (geladeira, máquina de lavar), sofás, armários, toalhas, lençóis e telhas, que são as principais necessidades das famílias atingidas pelas chuvas, constatadas pelo Fundo Social. Para auxiliar, basta entrar em contato pelo telefone: (15) 99157-6851.


As doações também serão recebidas na tarde deste sábado (3), desde às 13h, no Paço Municipal, durante a “Grande Festa de Natal”. No local, haverá uma tenda do Fundo Social de Solidariedade, especificamente para essa finalidade.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Operação contra pancadões e aglomeração prende 5 pessoas em Sorocaba

Aqui é calça apertada e não tanga frouxa, diz Doria ao encarnar "João vacinador" nas redes

Prefeita reúne Defesa Civil e secretarias para receber balanço sobre as chuvas

STF envia processo contra Bolsonaro à primeira instância

Bebê lontra resgatado está sob os cuidados especiais do Zoo de Sorocaba

Dirceu se apresenta à PF em Curitiba para cumprir pena na Lava Jato