19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Doria anuncia amanhã mudanças nas regras do Plano São Paulo

Arquivo
Postado em: 26/07/2020

Compartilhe esta notícia:

IPA Online, com Folhapress e Jovem Pan News

O governador João Doria (PSDB) cedeu à pressão de prefeitos e empresários e anuncia nesta segunda-feira (27) uma significativa mudança no Plano São Paulo de Retomada da Economia. Chamada de "recalibragem", a mudança foi estudada ao longo do mês, chegando a conclusão de que as regras atuais obrigam a manutenção de leitos abertos sem necessidade e quase inviabilizam o progresso para as fases verde e azul. 

Os prefeitos das diversas regiões do Estado têm feito reclamações ao Governo através das reuniões do Conselho Municipalistas. Pelos critérios atuais, a promoção para a fase verde exige taxa de ocupação de leitos de covid-19 abaixo dos 60%. Ocorre que isto significa manter por tempo indeterminado vagas que não são usadas, gerando custos e diminuindo a capacidade de hospitais. Ainda não há decisão quanto ao novo percentual a ser mantido, mas o índice pode subir para 75% de ocupação. 

Outra mudança é que uma região que permanecer quatro semanas na mesma fase do Plano São Paulo terá direito a progredir de estágio. Os novos critérios começam a valer em 31 de julho, a próxima sexta-feira. Entre os argumentos usados pelos prefeitos para convencer o governo do estado a promover a mudança está o gasto e também a retomada de outros procedimentos médicos como cirurgias eletivas e tratamento de doenças crônicas. Além do uso da infraestrutura da rede de saúde, a manutenção de leitos desnecessários de covid-19 absorve mão de obra.

Haveria inclusive casos de hospitais privados que alugaram vagas para municípios e agora estão com pressão no atendimento não covid. Estes estabelecimentos já informaram que não renovarão os contratos.

A última atualização das fases do Plano São Paulo ocorreu na sexta-feira, quando Doria anunciou a oitava quarentena desde que a pandemia começou. O isolamento social persiste desde 24 de março. O governo informou que houve queda de 5% no número de casos, 4% na quantidade de internações e 3% nos óbitos. As autoridades de saúde informaram que São Paulo continua no platô e a expectativa é que esta etapa dure até oito semanas.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em 24 horas, número de pacientes aguardando UTI Covid em Sorocaba sobe 130%

Depois de família Bolsonaro, Twitter apaga postagens de Silas Malafaia

Urbes divulga viagens previstas para esta segunda, com saída da Rodoviária de Sorocaba

Caminhoneiro morre após cair de ponte com veículo; tragédia ocorreu no município de Tietê

Sorocaba salta de 16 para 23 casos suspeitos de coronavírus; resultados são aguardados

Câmara anuncia corte de R$ 520 mil, mas redução de salários ainda está fora da pauta