Os cemitérios públicos municipais da cidade de Sorocaba, sendo eles: da Saudade (Vila Carvalho), da Consolação (Vila Haro), da Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville), terão, na próxima quinta-feira (2), das 8h30 às 16h30, uma programação especial para o Dia de Finados (2 de novembro), de modo a acolher os milhares de visitantes que deverão prestar condolências a seus entes queridos nesta data.

 

As informações são da Secretaria de Comunicação. 

 

As duas empresas funerárias da cidade, OSSEL Assistência e Ofebas, realizarão atividades gratuitas, em parceria com o Poder Público, nos quatro cemitérios. A OSSEL Assistência disponibilizará colaboradores, na entrada de todos os cemitérios públicos, convidando os visitantes para preencherem o nome do ente querido homenageado em um cartão, o qual será colocado dentro de uma caixa transparente, em formato de coração, o qual será colocado dentro de uma caixa transparente, em formato de coração, representando o “Amor Eterno” e ressignificando a memória de quem partiu, além de agradar as crianças com a entrega de esculturas em bexigas. Já, na ação da Ofebas, seus colaboradores entregarão mudas da flor Amor-perfeito, em um cachepot, igualmente simbólicas à data, além de panfletos institucionais, copos personalizados e frutas frescas. Ainda, no período da manhã, músicos da Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba), contratados pela Ofebas, igualmente recepcionarão os visitantes nas entradas dos cemitérios.

 

Também, equipes da Secretaria da Saúde (SES) estarão nos quatro locais, realizando aferição de pressão, exames de glicemia e prestando orientações à população. A orientação, ainda, é que cada pessoa leve uma garrafa de água e adote medidas para se proteger, em caso de sol forte, como o uso de boné, chapéu e protetor solar, por exemplo.

 

De acordo com o número de visitantes verificado em anos anteriores, a expectativa é que aproximadamente 45 mil pessoas visitem os quatro cemitérios públicos, ao longo de todo o dia. A Serpo sugere que os munícipes que forem visitar os cemitérios públicos acessem o endereço eletrônico: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/consulta-sepultados, para obter a localização exata da sepultura de seu ente querido e, assim, ter mais comodidade, evitando aglomerações na administração dos cemitérios.

 

“A Secretaria de Serviço Público e Obras está preparando tudo com muito zelo e carinho, para acolher os visitantes, com a melhor estrutura possível. Os quatro cemitérios estarão totalmente preparados para receber o público no Dia de Finados”, destaca o secretário da Serpo, Darwin José de Almeida Rosa.

 

 

Confira, abaixo, a programação das cerimônias religiosas nos cemitérios públicos no dia 2 de novembro (Dia de Finados):

 

 

Cemitério da Consolação

8h – Frei Gilberto (Paróquia Santo Antônio)

10h – Frei Gilberto (Paróquia Santo Antônio)

15h – Frei Gilberto (Paróquia Santo Antônio)

 

 

Cemitério Santo Antônio

8h – Padre Claudinei (Paróquia Santa Maria Madalena)

10h – Padre Carlos Meira (Paróquia São José do Cerrado)

15h – Padre Paulinho (Paróquia Divino Espírito Santo)

 

 

Cemitério da Saudade

8h – Padre Almir (Paróquia São Benedito)

10h – Padre Manoel Junior (Paróquia Santa Rita)

15h – Padre Alex (Paróquia Nossa Senhora de Fátima)

 

 

Cemitério da Aparecida

8h – Padre Ricardo (Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida)

10h – Padre José Antônio (Paróquia Nossa Senhora da Piedade)

15h – Padre Rubens (Paróquia Nossa Senhora Aparecida)