29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

SP-Foto 2019 reúne obras de fotógrafos renomados para destacar talento brasileiro

Postado em: 23/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Erick Rodrigues

“Um bom retrato é um milagre”, já disse o consagrado fotógrafo Bob Wolfenson, que se tornou uma referência em retratos dos mais diversos. A frase serve de referência para que a diretora da 13ª edição da SP-Foto, Fernanda Feitosa, apresente à imprensa um dos mais importantes eventos relacionados à fotografia contemporânea brasileira.

Ocupando a área de eventos do shopping JK Iguatemi, na capital paulista, até domingo (25), a SP-Foto reúne as principais galerias do mercado com a intenção de valorizar os trabalhos de grandes fotógrafos do país e, ao mesmo tempo, democratizar o acesso a essas obras.

Nas paredes ocupadas pelas galerias, algumas delas internacionais, o talento brasileiro é o destaque, ainda que ele surja de cliques de estrangeiros que escolheram o país como residência e inspiração.

O evento apresenta uma diversificada parcela da produção fotográfica contemporânea, com obras abstratas, retratos e imagens fotojornalísticas. Por isso, a escolha da diretora do evento em expandir o significado da frase de Bob Wolfenson e dizer: “A fotografia é um milagre, um encontro entre o fotógrafo e o que está sendo fotografado”.

É possível observar fotos de Sebastião Salgado, que registrou uma das poucas tribos indígenas que ainda resiste no Brasil. Também há cliques de Mauro Restiffe que valorizam a arquitetura de Oscar Niemeyer no Palácio da Alvorada. Outro destaque é o trabalho de Jean Manzon, francês radicado em terras brasileiras, que imortalizou os primeiros contatos com índios de aldeias isoladas.

Para a diretora da SP-Foto, além da importância de um espaço de valorização da fotografia contemporânea, o evento tem a intenção de atrair um público novo para esse universo. “A produção fotográfica brasileira é muito importante e vasta. É uma forma de atrair um público novo para as artes através da fotografia, que é uma linguagem mais jovem e contemporânea por excelência”, afirma Fernanda.

width=696
Fotos: Gustavo Menasce e Marina Malheiros/JK Iguatemi

A opção de expor os trabalhos em um shopping, expandindo o alcance das galerias, também é destacada pela diretora do evento. “A escolha do shopping foi conscientemente pensada para promover essa democratização da arte. Graças a isso, acabou o estigma de que as galerias são santuários, só para uma elite cultural. O shopping tem contribuído para isso”, frisa.

Com a fotografia ganhando cada vez mais força no mercado e espaço na sala das casas das pessoas, Fernanda destaca a necessidade de continuar apostando na valorização do gênero para formação de olhares atentos e curiosos para o mercado, com a educação como parte fundamental nesse processo. “Na medida em que um país negligencia a educação, ele também está condenando uma parcela da população a uma segregação cultural”, diz a diretora.

A 13ª edição da SP-Foto conta com a participação de curadores, críticos e diretores de exposições estrangeiros interessados em aquisições para mostras e coleções particulares, ou simplesmente para um contato maior com a arte brasileira.

No novo espaço de eventos do empreendimento, o Cubo JK, muitos desses profissionais se reúnem para uma programação de encontros e debates sobre essa linguagem artística.

O público pode escolher, ainda, fazer uma visita guiada pelo local do evento, com especialistas que oferecem roteiros temáticos. Também é possível aproveitar a SP-Foto para apreciar os trabalhos dos fotógrafos Armando Prado e Cristiano Mascaro, que fazem parte do projeto “Pina no JK”, uma parceria entre a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o empreendimento.

SERVIÇO

SP-Foto 2019

Aberta ao público até sábado (24), das 14h às 21h; e no domingo (25), das 14h às 20h

Entrada: grátis

Local: Shopping JK Iguatemi – 3º piso

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Segurança reage a assalto com arma de pressão e é baleado no litoral de SP

Cabos eleitorais tinham material de Lula em campanha de rua

Confira o funcionamento de órgãos estaduais no feriado nacional de Finados

Método da inteligência brasileira para avaliar novos integrantes do governo Bolsonaro se resume a `dar um google´

Secretaria de Saúde de Sorocaba intensifica ações de combate ao HIV

Caixa inicia pagamento do ciclo 2 do auxílio emergencial; veja calendário