29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Categoria de premiação de Jornalismo homenageia José Roberto Ercolin  

Foto: reprodução
Postado em: 20/10/2022

Compartilhe esta notícia:

Uma das categorias da premiação do Concurso Jornalístico e Publicitário 2022, da Prefeitura de Sorocaba, homenageia o jornalista e radialista José Roberto Ercolin, apresentador do Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, que morreu em março de 2021. 


O nome de Ercolin foi homenageado com o troféu de uma das categorias de Rádio, sendo ela o melhor Programa Jornalístico. Dentre as demais categorias do setor estão: melhor Apresentador de Rádio: Troféu "José Rodrigues da Silva" (Nhô Juca); melhor Reportagem de Rádio: Troféu “Zilá Gonzaga”; melhor Produção Jornalística de Rádio: Troféu “Wilson e Washington Braz”; melhor Reportagem de Rádio Sobre Boas Práticas No Serviço Público - Troféu "Mauro Nóbrega". 


A premiação ocorre nesta quinta-feira (20). O evento acontece às 19 horas, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), localizado no Alto da Boa Vista.


Instituído pela Lei Municipal nº 12.554, de 6 de maio de 2022, o objetivo do Concurso Jornalístico e Publicitário é valorizar os trabalhos jornalísticos e publicitários que versam sobre assuntos de interesse público que digam respeito ao município de Sorocaba. A premiação está organizada em seis categorias: Imprensa (Jornal), Rádio, Televisão, Publicidade, Internet e Assessoria de Imprensa/Relações Públicas.


A edição 2022 do prêmio também traz o troféu de Melhor Influenciador Digital em Utilidade Pública. “Vamos premiar esses profissionais que pertencem a um nicho em pleno desenvolvimento na era digital, que veicularam material que engajou e propagou informação de serviços de utilidade pública em nossa cidade”, destaca a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini. Outra alteração significante é o valor da premiação, que passou de R$ 2 mil para R$ 3,5 mil, como forma de valorizar, ainda mais, esses profissionais tão importantes para a sociedade.

 

José Roberto Ercolin, voz-símbolo da Jovem Pan Sorocaba

 

Ercolin morreu no dia 13 de março de 2021, aos 58 anos de idade. Ele atuou como apresentador do principal jornal da Rádio Ipanema, o Jornal da Ipanema, e também do Jornal da Manhã da Jovem Pan Sorocaba, em uma parceria que durou por 30 anos. 


Admirado por sua apresentação, Ercolin conquistou uma legião de fiéis ouvintes ao longo de sua carreira. Ele também atuou em grandes rádios, onde marcou sua trajetória e consolidou-se como um dos grandes apresentadores em radiojornalismo no Brasil. Ele teve passagens pelas rádios Emissora Portofelicense (Porto Feliz), Convenção (Itu), Nova Sumaré (Sumaré), Brasil (Campinas). Uma das mais marcantes, entretanto, foi o período de 1986 a 1990, quando atuou como repórter de campo da Rádio Jovem Pan de São Paulo.


Radialista, José Roberto Ercolin nasceu em 15 de fevereiro de 1963, no município de Tietê (SP). É descendente de uma família de italianos. Viveu parte de sua infância em Cerquilho e passou a morar na cidade de Porto Feliz, local onde continuou a residir. Ercolin deixou a esposa, duas filhas e a mãe.

Sua última apresentação do Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, ocorreu em 12 de março de 2021. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Setor de Fiscalização e GCM averiguam diferentes pontos para apurar perturbação do sossego

Ministério Público gosta de controlar, mas não quer ser fiscalizado, diz Maia

Operação da GCM e Fiscalização apura casos de perturbação do sossego nas Zonas Norte e Leste

GCM detém homem em flagrante por invasão à Policlínica Municipal

Desigualdade bate recorde na pandemia e renda média cai a pior nível desde 2012

Casos de covid fazem secretaria da prefeitura de Sorocaba fechar as portas ao público