21 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria de Saúde de Sorocaba intensifica ações de combate ao HIV

Postado em: 28/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de intensificar ações e promover sensibilização da população geral em relação ao HIV e sífilis, a Secretaria da Saúde (SES) divulga a programação da Campanha Dezembro Vermelho que terá início a partir da próxima sexta-feira (30).

Durante a campanha, o Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais realizará em seis datas ações de enfrentamento contra o HIV e a sífilis. De acordo com a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, a intenção da campanha é levar conhecimento à população através de informações sobre esses agravos pouco abordado no cotidiano. Outro objetivo é dar oportunidade às pessoas que não conseguem acessar os serviços de saúde para realizar essa testagem. “Em 2018 já registramos 1.800 casos de sífilis adquiridas e 155 novos casos de HIV. Esse número é muito preocupante. A população está perdendo o medo das Infecções Sexualmente Transmissíveis e não está usando preservativo. Nosso programa assiste cerca de 2.300 pacientes que possuem HIV”, alerta Helena.

De acordo com a SES, as pessoas que não conseguirem fazer o teste durante a campanha podem procurar o CTA/SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado), que fica situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 30 e 40 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Para a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, esta gestão se preocupa muito com o assunto e prova disso é o empenho da equipe em realizar inúmeras ações, mesmo fora do tempo de campanhas. “Somente em 2018, realizamos 21 ações itinerantes e mais de 1.500 testes rápidos foram realizados nestas ações, além dos testes realizados na rotina do SAME/CTA, que atinge uma média mensal de 1.600 exames e 400 atendimentos de diagnóstico e tratamento pelas enfermeiras. Sem contar as intensificações feitas na época do Carnaval e na Campanha Julho Amarelo contra a hepatite em nossas unidades de saúde. Distribuímos 45 mil testes às unidades de saúde e 880 mil insumos para UBSs, Unidades de Urgência e Emergência e empresas”, ressalta a titular da pasta.

Programação Dezembro Vermelho

No dia 30 de novembro, serão realizados 500 testes rápidos para diagnosticar estas doenças no Shopping Cidade, situado na Avenida Itavuvu – 3.373, das 14h às 20h. A realização também terá distribuição de preservativos e informativos impressos e orientações referentes às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

No sábado, dia 1 de dezembro, das 14h às 18h, o Parque dos Espanhóis receberá uma campanha educativa para falar com o público jovem sobre o assunto através da Oficina Afro Beats. Já na segunda-feira (3), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) realizará a abertura oficial da Campanha Dezembro Vermelho às 10h e contará com a presença de autoridades.

Entre os dias 3 e 7 de dezembro, as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Álcool Drogas Roda Viva, a rede penitenciária de Sorocaba e os Ônibus Rosa e Azul, estarão realizando testes rápidos para diagnosticar HIV e sífilis.

Outro parceiro a participar da campanha é o SESC Sorocaba. O local também realizará testagem rápida, além de uma roda de conversa combinada com filme sobre o tema das ISTs. As pessoas em situação de rua do Projeto Lar Fraterno Irmã Dulce serão testadas no dia 6 de dezembro.

A Associação Transgênero de Sorocaba, no dia 7 de dezembro, também terá o apoio da SES e receberá uma ação de testagem.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Se deu mal: criminoso é preso em flagrante ao tentar furtar residência em Araçoiaba da Serra

Selo Social certifica 29 organizações na edição de 2020

Aeroporto de Sorocaba era usado por grupo para transportar drogas rumo à Europa, aponta polícia

Cidades que decretaram lockdown no interior de SP têm queda de novos casos, internações e mortes

Placas da Zona Azul em Votorantim viram meme após grafia errada viralizar

Governo Federal e Caixa aprovam ajustes para adequação do Corredor Oeste do BRT