27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Governo Federal e Caixa aprovam ajustes para adequação do Corredor Oeste do BRT

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 17/11/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba recebeu a aprovação do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e da Caixa Econômica Federal, para realizar os ajustes solicitados para adequação do Corredor Oeste do BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba. Em breve, haverá a assinatura do termo de alteração pelo prefeito Rodrigo Manga, em Brasília (DF). A demanda foi apresentada por comitiva liderada pelo prefeito, no dia 9 de março deste ano, na capital federal, durante reunião no MDR.

 

A principal mudança no projeto original é quanto à alteração de lado da faixa do corredor de trânsito do BRT, para que os ônibus trafeguem à direita da Avenida General Carneiro, assim como no modelo adotado nas avenidas São Paulo (Corredor Leste) e Antônio Carlos Comitre (Corredor Sul).

 

Além disso, na nova configuração, o Corredor Estrutural Oeste é expandido em 300 metros até a entrada do bairro Jardim Tatiana e ganha outro Corredor Estrutural, denominado “Corredor Estrutural BRT – Binário Oeste”. Com isso, o Sistema BRT Sorocaba melhora a sua capacidade e capilaridade, pois o novo corredor conectará áreas com maior densidade demográfica e, portanto, com alta demanda por transporte coletivo.

 

“Com este novo formato, nós prevemos aumentar o total de passageiros de 35mil/dia para 45mil/dia. Também está prevista a construção de um Terminal BRT no Jardim Ipiranga, em uma área pública que, atualmente, é utilizada como Área de Transferência do transporte coletivo”, conta o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto.

 

No final do Corredor Estrutural Oeste, será construído um Miniterminal de Integração – ECO Tatiana, em uma área pública adjacente à Rodovia João Leme dos Santos – SP 079. Atualmente, essa área encontra-se subutilizada e apresenta desafios, como descarte de resíduos e estacionamento irregulares. A área também está próxima da Rua Augusto Lippel que, futuramente, de acordo com o Plano Municipal de Transporte Urbano e Mobilidade – PDTUM, ligará a Zona Sul à Zona Oeste da cidade.

 

“Nós fomos direto à Brasília com essa demanda, pois queremos agilizar as obras, com o mínimo de transtorno possível para cidade e com o conforto que a população merece. A notícia da aprovação chega em boa hora! Estamos aguardando a assinatura para dar continuidade no projeto, o mais brevemente possível”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

 

Ao todo, serão 10,5 km de corredores de ônibus, com 36 pontos de parada padrão BRT e mais duas estações de conexão. Os corredores e Miniterminais contarão, ainda, com iluminação com tecnologia de LED e com nova pavimentação nas Avenidas General Carneiro, Armando Pannunzio e Américo Figueiredo, além de na Rua Benedito Ferreira Telles.

 

Além disso, para garantir o melhor desempenho operacional do corredor, serão realizadas benfeitorias, tais como: melhorias no pavimento e na sinalização; implantação de sistema semafórico inteligente; nova sinalização viária; melhorias no paisagismo (ciclovias, bolsão de estacionamento e arborização, em conformidade com o Plano Municipal de Arborização Urbana); adequação dos passeios públicos com acessibilidade; passagem da fibra óptica subterrânea; entre outras.

 

Entenda a mudança

 

Em 9 de março de 2022, uma comitiva, liderada pelo prefeito Rodrigo Manga, foi recebida , em Brasília, pelo então ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho. O objetivo foi apresentar estudos sobre mudanças na execução das obras do Corredor Oeste do BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba.

 

A visita da comitiva, intermediada pelo deputado federal Capitão Derrite, contou, ainda, com a participação de secretários municipais, além do diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto; do diretor de Transportes da Urbes, Adriano Brasil; do vereador Vinicius Aith e do Senhor Sérgio Reze, representando os comerciantes da Avenida General Carneiro.

 

A principal mudança sugerida no projeto original foi quanto à alteração de lado da faixa do corredor de trânsito do BRT, para que os ônibus trafeguem à direita da Avenida General Carneiro, assim como no modelo adotado nas avenidas São Paulo (Corredor Leste) e Antônio Carlos Comitre (Corredor Sul). Antes, o projeto executivo do Corredor Oeste previa esse tráfego em faixa exclusiva à esquerda, o que era motivo de preocupação dos comerciantes locais e de outros agentes envolvidos.

 

O Corredor Oeste trata-se de o terceiro e último trecho exclusivo do Sistema BRT no município de Sorocaba, oriundo de contrato firmado em 2018, entre a concessionária de transporte e a gestão pública anterior, que já está 70% executado.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estado de São Paulo é pioneiro no combate à violência contra a mulher

Gilmar Mendes suspende MP que faculta editais públicos em jornais

Sorocaba registra 560 casos de dengue e um caso de febre amarela

Prefeitura de Votorantim fará plantio de 400 árvores nativas

Enfrentamento negativo de situações pode levar a doenças, diz médico

Três casos suspeitos de coronavírus estão em São Paulo; Brasil tem mais seis casos esperando resultados de exames