22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saiba quando acionar o "Samu Animal" em Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 21/01/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), disponibiliza informações detalhadas sobre a utilização da unidade móvel de urgência e emergência do programa Resgate Patrulha Animal.


Entenda como funciona


É voltada, exclusivamente, ao atendimento gratuito de cães e gatos de rua em situação de alto risco, como, por exemplo, envolvidos em atropelamentos.


O programa foi lançado em novembro de 2021, pelo prefeito Rodrigo Manga. Tal como uma ambulância, a unidade móvel conta com equipamentos necessários para dar suporte à vida do animal, além de uma equipe de atendimento composta por médico veterinário, assistente e motorista.


Para onde vai o animalzinho socorrido?


O contrato firmado entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema, e a empresa vencedora do processo licitatório para atuar no programa Resgate Patrulha Animal prevê que, após o animal em situação de alto risco receber o primeiro atendimento e ser estabilizado pela médica veterinária da unidade móvel de urgência e emergência, ele seja encaminhado à Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, onde ele continuará recebendo todos os cuidados necessários pela equipe especializada. Após sua total reabilitação, o animal é castrado e microchipado e, então, disponibilizado para adoção responsável.

Já, quando o resgate ocorre após as 17h, durante dia de semana, ou aos sábados, domingos e feriados, o animal, então, é encaminhado, primeiramente, à clínica da empresa contratada pelo Município. Após ele receber os primeiros cuidados, ele é encaminhado para a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema.


Quando o serviço pode ser acionado?


O serviço pode ser acionado todos os dias, inclusive fim de semana e feriados, pelo telefone: 153, da Guarda Civil Municipal (GCM). É importante que o munícipe se certifique de duas situações: se o animal está em situação de alto risco, como, por exemplo, vítima de atropelamento, e saber informar os detalhes da ocorrência, a exemplo de: endereço completo do local e as circunstâncias envolvidas.

“Queremos que a população conheça os detalhes do funcionamento do programa Resgate Patrulha Animal, que está atendendo a uma demanda importante da causa animal na cidade. A unidade móvel de urgência e emergência é toda equipada e conta equipe profissional, incluindo médico veterinário e assistente, para atender os casos em que o animal doméstico está em situação de alto risco. Os demais casos envolvendo os animaizinhos também terão seus atendimentos ampliados na cidade ainda neste ano, com a futura Clínica Pública Veterinária, em parceria com o Governo do Estado”, explica o secretário da Sema, Antonio Prieto.


Clínica Pública Veterinária


A Clínica Pública Veterinária, do programa estadual “Meu Pet”, será construída em terreno público que está sendo definido pela Prefeitura, em parceria com o Estado. A previsão é que a obra seja finalizada em 2022. O investimento estadual é de cerca de R$ 5 milhões, para construção e aquisição de equipamentos.


Nessa parceria, a Prefeitura fica responsável pela contratação de profissionais e pelo custeio das atividades assistenciais quando a clínica estiver em funcionamento. Na unidade, serão oferecidos serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio x e endoscopia, laboratório de análises clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA confirma eficácia da vacina da Moderna e pode liberar uso emergencial ainda nesta semana

8º Mutirão de Empregos disponibiliza mais de 3.000 oportunidades de trabalho

Ação Comunitária Inhayba

Prefeitura entrega novo vestiário do Centro Esportivo “Dr. Pitico” na Vila Angélica e área de lazer no Ipanema Ville

Doria veta projeto de sorocabano que protege agentes públicos que denunciarem irregularidades no governo

Tatuí corta uso de recursos públicos para o carnaval após chuvas atingirem município