Em obediência ao Decreto Municipal 25.871, publicado na última segunda-feira (17), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realizou uma alteração numa das medidas que têm como objetivo evitar aglomerações nos atendimentos presenciais, como forma de prevenção e combate à Covid-19, conforme orientam as autoridades da saúde.
De acordo com o decreto, deixou de ser adotada a medida que restringia os atendimentos de acordo com o número do CPF do munícipe e o dia da semana. Em substituição, passou a valer a obrigatoriedade da autarquia manter no máximo 40% da sua capacidade de recebimento de público.
Atualmente, os atendimentos presenciais do Saae/Sorocaba ocorrem das 8h às 16h na unidade administrativa do Jardim Santa Rosália e nas Casas do Cidadão do Jardim Ipiranga, Éden, avenida Itavuvu e Vila Hortência; das 8h30 às 16h30 na Casa do Cidadão do Paço Municipal; e das 9h às 15h na unidade de Brigadeiro Tobias.
Os serviços oferecidos de forma presencial incluem ligações de água e de esgoto; religação do fornecimento de água; revisão de consumo; parcelamento de débitos; alteração de titularidade; aferição e troca de hidrômetro; comunicado de furto de hidrômetro; mudança de cavalete de local; emissão de 2ª via de contas; alterações cadastrais; declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo e alteração da data de vencimento das contas.
Serviços on-line
Para os munícipes que preferirem solicitar os serviços de forma on-line, o Saae/Sorocaba coloca à disposição, por meio do seu site – www.saaesorocaba.com.br – pedidos para novas ligações de água e esgoto; emissão de 2ª via das contas; declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; atualização cadastral; consultas a pagamentos; revisão de consumo por vazamento sanado; corte do fornecimento de água e corte e retirada do hidrômetro.
Além desses serviços, a autarquia possui ainda como canais de comunicação o e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br e os whatsapps 9 9850 3936 (falta de água, vazamentos de água e esgoto); 98158-0442 (religação de água) e 99767-7606 (orientações gerais no período de pandemia).