O Procon Sorocaba, administrado pela Secretaria Jurídica (Saj), realizou durante o mês de setembro 2.462 atendimentos. Mesmo com a pandemia o número foi maior que o registrado em 2019, quando o órgão municipal realizou 2.305 atendimentos.
Deste total, 1.600 foram referentes a consultas, ou seja, orientações em geral sobre os direitos dos consumidores que não implicam, necessariamente, em registros de reclamação. Outros 765 atendimentos foram sobre registros formais de queixas aos fornecedores, conhecidos como atendimentos preliminares e, por fim, 77 atendimentos são referentes a questões como denúncias presenciais, cálculos e atendimentos extra-procon, demandas que não competem ao órgão municipal.
De acordo com o Procon, neste mesmo período foram 935 registros por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, portal eletrônico mantido pelo Ministério da Justiça. O número também foi superior ao ano anterior, quando foram registradas 705 reclamações através da plataforma digital.
Atendimento
O Procon realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. Mesmo com a retomada, a orientação é para que o consumidor entre em contato através do WhatsApp (15) 99198-2958 para sanar dúvidas e verificar sobre a necessidade de comparecer na sede administrativa. Os canais digitais continuam em funcionamento através do site: www.consumidor.gov.br e www.procon.sorocaba.sp.gov.br.
O Procon Sorocaba está localizado na avenida Antonio Carlos Comitre, nº 331.