26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Em evento, prefeito Rodrigo Manga anuncia criação do Samu Animal

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 25/02/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), entregou, nesta quarta-feira (dia 24), a primeira etapa dos serviços de revitalização da Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal (antigo canil municipal), localizada no Jardim Zulmira, e lançou o programa “D + uma chance. Adote uma Vida!”, que visa incentivar, de forma permanente, a população à adoção responsável de cães e gatos abrigados na unidade.


O objetivo das melhorias é garantir um ambiente ideal aos cuidados dos animais domésticos resgatados que vivem provisoriamente na unidade. “É uma alegria participar deste momento extremamente importante para a causa animal. Além disso, quando falamos em revitalização, estamos dando, também, mais dignidade ao trabalho das pessoas que atuam para o bem-estar animal. Reforço o que está em nosso Plano de Governo, que vamos trabalhar muito em parceria com as ONGs por essa causa”, enfatizou o prefeito Rodrigo Manga.


O chefe do Executivo também destacou, durante o lançamento, a respeito da criação do Grupo Especial Contra a Violência Animal na cidade. “Tivemos uma reunião importante e vamos lançar, nos próximos dias, um grupo especial contra a violência animal. Será uma parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Guarda Civil Municipal. Vamos trabalhar em conjunto, em Operação Delegada, para ampliar a fiscalização nesse sentido”, declarou Rodrigo Manga, que também aproveitou o momento para anunciar que a cidade também ganhará o Samu Animal.


Realizada em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), esta primeira etapa da revitalização da Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal envolveu, entre outros, a pintura dos muros interno, externo e lateral, do portão e demais áreas do espaço. Também foi realizada a manutenção do piso, com o nivelamento de terra, manutenção de baias do canil e o serviço de roçagem de toda unidade.


“Vivemos um novo momento e uma nova história, por isto precisamos da união de todos, pois, juntos, podemos fazer a diferença para garantir a proteção e o bem-estar dos animais”, destacou o secretário da Sema, Antonio Prieto. A previsão é de que toda a revitalização seja finalizada já neste semestre, sem custo aos cofres públicos.


Eliana Alegretti, representando a Fundação Alexandra Schlumberger (FAS), participou do lançamento e elogiou a iniciativa do poder público. “Depois de 20 anos conhecendo este ambiente, tenho a certeza e o orgulho de dizer que, hoje, estou aqui por causa do prefeito, que sempre demonstrou em sua vida política que é um homem de ação”, declarou.


Participaram também da cerimônia a secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini, os vereadores João Donizetti e Vitão do Cachorrão, além de representantes do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA), de entidades ligadas à causa, como Spaso e Anjos de 4 Patas, a protetora Mary Giron, a Guarda Civil Municipal (GCM), acompanhada do Buddy, um dos cães adestrados do canil da Guarda.

Sobre a unidade


Administrada pela Sema, a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal conta, atualmente, com 78 cães e 34 gatos, vítimas abandono ou de maus-tratos e, por isso, é necessário sempre encontrar novos tutores que garantam um lar seguro, com cuidado e amor a eles. Todos os animais doados são vacinados, vermifugados e castrados.


Importante destacar que adotar um cão ou um gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso, pois os tutores precisam garantir o cuidado necessário a esses animaizinhos por toda a vida.


Para visitar a unidade, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), basta entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone (15) 3202.8006, para agendar um horário. A unidade está localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hidroxicloroquina não reduz mortes ou intubação, mostra estudo

Prefeito de cidade baiana diz que reabrirá comércio ‘morra quem morrer’

Apae Sorocaba promove tradicional Almoço Beneficente

EXCLUSIVO: À JP Sorocaba, Ministro Padilha fala sobre projetos do Governo Lula; assista

Confira lista de 500 sites fraudulentos divulgada pelo Procon-SP

FGTS terá saque anual de contas ativas e inativas ‘para sempre’, diz Guedes