19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dia dos Motoristas - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Postado em: 25/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

Todos os dias do ano em todo o mundo milhões de motoristas cumprem a sua missão de dirigir algum veículo. Seja no taxi ou no ônibus que leva o trabalhador ao seu serviço e lazer, como também os caminhões levando e trazendo os alimentos à nossa sobrevivência.

 

Impossível imaginar como seria o mundo sem transportes e evidentemente sem àqueles que estão na direção, com freios e aceleradores esperando seus pés a todo instante. No dia 25 de julho é comemorado um dos santos católicos mais louvados em qualquer parte dos países cristãos. São Cristóvão é o padroeiro dos viajantes, peregrinos e dos motoristas.

 

Considerado o padroeiro dos caminhoneiros, São Cristóvão é também lembrado no seu dia pelo motivo de ser o Dia dos Motoristas. Todos nós, leitores deste artigo, dirige algum veículo ou conhece algum motorista profissional.

 

Meu irmão Ernesto é motorista de caminhão em construtora de Campinas. Simbolizando os motoristas que eu conheço, destaco o Ademar Barros - “Toninho”. Casado em 15 de agosto de 1992 com a Valéria e pai da Evelin, Fernanda e avô do Luigi, morador do Júlio de Mesquita, em Sorocaba, Toninho é um exemplo de ser humano como marido e pai. Com o seu trabalho em caminhões viajando pelas estradas brasileiras conquistou a amizade e admiração dos seus companheiros caminhoneiros.

 

Desde os seus tempo de juventude, após concluir a sua habilitação para transportes pesadosassumiu essa missão de vida com muito orgulho. Dias e noites em estradas, comprometimento com suas cargas até a entrega ao destino, com retidão em seus negócios,testemunhou o real valor da conquista da sua transportadora, casa e da educação das filhas.

 

Convivo com o Toninho e sua família há décadas. A Valéria e as filhas desde que nasceram. O Toninho quando começou a namorar a Valéria. São sobrinhos do coração que fazem o melhor bolo de fubá que gosto de saborear com café.

 

Conta a lenda do Cristóvão, cujo nome significa “o que leva Cristo” era filho de um rei pagão. Cristóvão passava seus dias ajudando pessoas a atravessarem um rio considerado perigoso.

 

Os relatos históricos citam que um determinado dia o Cristóvão ajudou uma criança a atravessar o rio, sentindo o seu peso aumentar conforme seguia adiante. Era como o peso do mundo estivesse em seus ombros.

 

Em revelação, a criança era o próprio Cristo sendo carregado. Foi daí que o significado de Cristóvão é “o que carrega Cristo”. Cristóvão foi decapitado.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário; escreve aos sábados no Ipa Online e no www.facebook.com/artigosdovanderleitesta e www.blogvanderleitesta.com

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vereadora propõe cotas raciais no serviço público municipal em Sorocaba

Condenada por matar os pais, Suzane Richtofen deixa prisão para o Dia das Mães

Polícia Civil realiza operação que investiga atuação de "falso Veterinário" em Sorocaba

Operadoras devem informar ao TSE linhas de agências suspeitas de disparos pelo WhatsApp

Zona Azul de Sorocaba volta a ser cobrada e pode gerar multas a partir de amanhã

Empresário de 47 anos suspeito de pedofilia é preso na Zona Sul de Sorocaba