A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Seplan (Secretaria de Planejamento e Projetos de Sorocaba), interditou, no fim da tarde desta quarta-feira (2), o Aeroclube de Sorocaba, localizado no Jardim Ana Maria, após o mesmo descumprir determinação para entregar as chaves do espaço.
Segundo nota oficial, a direção do Aeroclube de Sorocaba não atendeu a determinação da Prefeitura para desocupação do local dentro do prazo estabelecido, dia 29 de dezembro, mesmo após a notificação. Por isso houve a interdição. Um boletim de ocorrência também foi lavrado na Polícia Civil, dando conta da não desocupação da área pública. A Secretaria de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (SAJ) está tomando todas as providências na esfera judicial.
O Ipa Online levantou que a Seplan compareceu ao aeroclube durante esta manhã de quarta, mas como não obteve resultado na recuperação da área, pediu apoio da GCM.
O motivo da reintegração seria a falta de renovação da concessão, que dá permissão ao aeroclube para utilizar o espaço. Em 21 de novembro de 2018 a prefeitura já havia notificado de que o contrato não seria renovado.
A redação busca posicionamento do Aeroclube.
Sobre o aeroclube
De acordo com a página oficial no Facebook, o Aeroclube de Sorocaba foi fundado em 5 de maio de 1942, por iniciativa de alguns entusiastas que se engajaram na campanha “De Asas Para o Brasil”, capitaneada pelo jornalista e empresário Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo. Seus fundadores foram: Irse Mencacci, Virgínio Montezzo, Floriano Pacheco, Jurandir Baddini Rocha, Paulo Pereira Ignácio, Otaviano Pereira da Silva, Álvaro de Moura, Antônio Lopes Oliveira Filho, José Luiz Pereira, Canavarro Pereira da Cunha Filho e Francisco Weiss.