Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Técnicos da Sema ministrarão palestras sobre abelhas em curso de férias da UFSCar Sorocaba

Foto: Fabio Alonso/Sema
Postado em: 13/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A convite do Centro Acadêmico do curso de Biologia da UFSCar Sorocaba, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) vão ministrar palestras no curso de férias on-line “Educação Ambiental e as Abelhas”. O primeiro encontro virtual será na próxima quinta-feira (16), às 16h, com o tema Educação Ambiental – Aspectos Gerais, ministrado pela educadora ambiental do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Peônia Pereira, que é bióloga e Mestre em Ciências Ambientais. Todas as vagas disponibilizadas já foram preenchidas.

 

O curso visa tratar sobre as abelhas e o que os cidadãos e profissionais da área podem fazer para colaborar com a conservação das abelhas, minimizando os impactos ambientais que elas vem sofrendo nos últimos anos. Esses insetos são de extrema importância para os ecossistemas, pois são grandes polinizadoras e mantêm a sobrevivência de muitas plantas no Planeta Terra.

 

Peônia Pereira dará aos participantes um panorama da educação ambiental, conceitos, dicas de atividades que podem ser feitas para tratar o tema e abordar um pouco sobre os animais que normalmente as pessoas têm medo, como cobra, tubarão e onça, fazendo um paralelo com as abelhas.

 

No dia 23 de julho, o tema tratado será “Fenômeno de declínio das populações de abelhas”, com a Dra. Hellen Soares Lima, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Ecotoxicologia e Conservação de Abelhas (NUPECA) da UFSCar Sorocaba. No dia 30, será a vez da Dra. Claudia Inês, também pesquisadora do NUPECA, que vai falar sobre “Plantas nativas visitadas por polinizadores”.

 

Para encerrar, no dia 6 de agosto, o técnico da Sema José Carmelo de Freitas Júnior vai falar sobre “O que eu, como cidadão, posso fazer para proteger as abelhas?” e ainda vai ensinar como fazer um meliponário. Mais informações podem ser obtidas na página do Centro Acadêmico do curso de Biologia da UFSCar Sorocaba: https://www.facebook.com/CABioLoboGuara/.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Acesso ao pontilhão da Chave será interditado na próxima segunda-feira (14)

Brumadinho: Anatel disponibiliza localização de celulares da população

Juiz autoriza soltura de Lula após decisão do Supremo

Programa "HumanizAção Inverno" acolhe oito pessoas em situação de rua na noite de quinta

Operação contra pancadões prende 7 no fim de semana em Sorocaba

Bolsonaro desautoriza ministro da Saúde, fala em traição e diz que não vai comprar vacina chinesa