19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae/Sorocaba realiza manutenção preventiva em adutora que abastece o município

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 16/02/2022

Compartilhe esta notícia:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza manutenção preventiva em uma das adutoras que abastecem a cidade. O serviço ocorre em pontos na Serra de São Francisco e está sendo possível a partir do fechamento temporário de uma das redes, de 500 milímetros de diâmetro, sem nenhum prejuízo ao abastecimento.

 

“O objetivo é revisar e realizar serviços pontuais que são essenciais, como medida preventiva para continuar garantindo o abastecimento do município com a máxima qualidade, auxiliando, inclusive, no Programa de Redução e Controle de Perdas executado pela autarquia”, ressalta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

 

A manutenção teve início na semana passada e a previsão é que seja concluída até o próximo domingo (20). A rede que atende Sorocaba é formada por quatro adutoras, de diâmetros que variam de 350 mm a 800 mm e cada uma com 14 quilômetros de extensão. Os dutos chegam à Estação de Tratamento de Água do Cerrado (ETA Cerrado) e são responsáveis por 72% do abastecimento do município.

 

O fechamento temporário de uma das adutoras permite a revisão preventiva em pontos em que o serviço não pode ser realizado com a tubulação em operação. Entre os trabalhos já executados, estão: soldas no duto, em locais que apresentavam sinais de deterioração devido ao tempo de uso e a troca de ventosa, um dispositivo responsável por expelir o ar deslocado pela água durante o enchimento, esvaziamento e operações da rede.

 

Equipe de prevenção das adutoras

 

A ação ocorre por meio de parceria entre o departamento de Eletromecânica do Saae/Sorocaba e a equipe especial de Manutenção e Prevenção das Adutoras. Esta última opera desde 2017, especificamente para realizar serviços dessa natureza, realizando inspeções rotineiras em pontos sensíveis, como aqueles sobre córregos e vales, além de averiguação das condições de conservação da rede e a execução de trabalhos corretivos e preventivos.

 

“Ou seja, o Saae/Sorocaba investe continuamente em ações preventivas e de proteção da principal rede de adutoras que transporta água bruta da Serra de São Francisco para a Estação de Tratamento de Água do Cerrado (ETA Cerrado)”, complementa o diretor-geral da autarquia.

 

Entre os trabalhos já executados por essa equipe especial do Saae/Sorocaba, em outras oportunidades, destacam-se: construção de muro para proteger os pilares que sustentam as adutoras, sobre córrego no Jardim Serrano, em Votorantim; manutenção na barragem da represa do Clemente e obras de recuperação de seis pilares e seis berços que sustentam as adutoras na Serra de São Francisco, que apresentavam dificuldades devido à exposição a intempéries.

 

O grupo do Saae/Sorocaba ainda faz a limpeza diária do gradeamento de contenção de materiais grosseiros, no ponto de captação das adutoras, assim como vistorias preventivas das redes e roçagem periódica de todo o trecho das adutoras, de maneira a manter o fácil acesso e visualização por parte dos técnicos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vereador tem casa invadida por bandidos e família é feita refém 

Unip realiza live para abordar tendências e novas tecnologias no mercado de estética

Em carta, quase 200 executivos pedem que Congresso certifique vitória de Biden

Com baixo isolamento, Votorantim registra aumento de casos de covid-19

A história do Frank atravessou fronteiras - Veja o artigo semanal de Vanderlei Testa

Globo não aceita exigências do Palmeiras para transmissão do Brasileiro