22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pesquisador da UNIP tem matéria publicada no portal da UNAI-ONU

Postado em: 17/06/2021

Compartilhe esta notícia:

 

Como a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) pode auxiliar a gestão pública das cidades na resolução de crises como, por exemplo, a da Covid-19?


Essa é a questão que o Prof. Celso Machado Jr., do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista (UNIP), em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, procura responder na pesquisa “Engajamento Digital das cidades”.

 

Com foco na pandemia do Novo Coronavírus, o estudo é rico em detalhes que mostram a necessidade de utilizar as tecnologias inteligentes. A obtenção de dados em tempo real permite à gestão urbana ser prescritiva, antecipar crises e identificar oportunidades para o desenvolvimento de políticas e ações públicas.

 

A pesquisa chamou a atenção da United Nations Academic Impact (UNAI) – programa da Divisão de Extensão do Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas (ONU), da qual a UNIP é membro desde 2019 – e foi destaque em matéria na página oficial da instituição.


A reportagem mostrou que o combate à vulnerabilidade da população associado às medidas sanitárias depende da tecnologia digital, que traz dados que mostram, por exemplo, casos confirmados de COVID-19. Mais ainda: mostrou que o uso da tecnologia melhora a gestão pública, eleva a qualidade de vida das pessoas e fomenta a sustentabilidade.

 

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram uma ampla gama de variáveis ambientais, sociais e econômicas em cidades sustentáveis e resilientes no contexto da pandemia COVID-19.


“O avanço das TICs está trazendo mudanças que se expandiram nos processos de planejamento e gestão das cidades. Agora, essas tecnologias redefiniram como entendemos os centros urbanos e como podemos lidar melhor com crises como esta. O engajamento digital orientado por dados tem o potencial de habilitar e melhorar a governança urbana e a sustentabilidade das cidades”, explica o Prof. Celso Machado Júnior.


Confira a reportagem em: https://www.un.org/en/academic-impact/how-cities-can-use-information-technology-combat-covid-19.

 

Sobre a participação da UNIP na UNAI


Em 2019, a Universidade Paulista – UNIP tornou-se membro da United Nations Academic Impact (UNAI). O projeto faz parceria com instituições de ensino superior que contribuem com pesquisas, visando realizar as metas humanistas da ONU.
 
O processo de ingresso é rigoroso. Ao ser escolhida, a UNIP comprometeu-se em seguir os 10 princípios do programa, com especial destaque ao 9.º ponto, que versa sobre a Sustentabilidade através da Educação.
 
 
Os 10 princípios da UNAI são:
 
1. Abordar questões de pobreza por meio da educação.
2. Capacitação em sistemas de ensino superior em todo o mundo.
3. Compromisso com a oportunidade educacional de todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, religião ou etnia.
4. Incentivar a cidadania global por meio da educação.
5. Compromisso com a oportunidade de todo indivíduo interessado adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para a busca do ensino superior.
6. Compromisso com os direitos humanos, entre eles, a liberdade de investigação, opinião e discurso.
7. Promover o diálogo e a compreensão intercultural, e o “Desaprender” da intolerância por meio da educação.
8. Promover a paz e a resolução de conflitos por meio da educação.
9. Promover a sustentabilidade por meio da educação.
10. Compromisso com os princípios inerentes à Carta das Nações Unidas.


 
A UNIP promove esses princípios nos seus 27 campi, localizados em São Paulo (capital e interior do Estado), Goiânia, Brasília e Manaus, bem como em comunidades locais envolvendo professores, alunos e funcionários. Para isso, realiza uma nova atividade a cada ano que aborde ativamente um dos dez princípios básicos definidos pela associação internacional.


 
A UNAI conta com mais de mil associados em uma centena de países. No Brasil, à época, 31 instituições foram selecionadas para participar do grupo. A inscrição da UNIP, que conquistou a resposta positiva para filiação no órgão, foi uma iniciativa da coordenadora-geral do curso de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Cristiane Jaciara Furlaneto, com o apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.


 
A Profa. Dra. Marina Soligo, Diretora da Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da UNIP, que conta com cinco programas de Mestrado e quatro de Doutorado, enfatiza que a pesquisa e a educação são pilares fundamentais para garantir a democracia, a igualdade de oportunidades, a paz, a resolução de conflitos e o desenvolvimento sustentável. 


 
Segundo ela, a partir da década de 1960 houve um aumento significativo no número de universidades e de alunos matriculados no ensino superior, o que torna fundamental que inciativas como esta sejam incentivadas. “Sempre houve na UNIP a preocupação com essas questões. Um dos exemplos que podemos citar, além da educação para um desenvolvimento sustentável, é o compromisso em dar oportunidade de ensino a todas as pessoas. Todo o corpo docente e técnico administrativo na UNIP é capacitado para acolher o aluno e promover sua permanência na instituição, proporcionando a adaptação ao nível de ensino, o avanço tecnológico, financiamentos e descontos nas mensalidades”, relata a Dra. Marina Soligo.


 
A Profa. Dra. Cristiane Jaciara Furlaneto, coordenadora-geral do curso de Ciências Biológicas, completa: “As iniciativas da UNIP vão ao encontro das expectativas da UNAI e certamente influenciarão nossos alunos, docentes e demais pessoas a serem mais conscientes em relação ao meio ambiente e ao planeta.  O vínculo da UNIP com a UNAI favorecerá a divulgação das atitudes sustentáveis que já estão presentes na universidade e auxiliarão a promoção de novos projetos que, certamente, surgirão do compartilhamento de ideias com os membros da UNAI ao redor do mundo.  O vínculo da UNIP com a UNAI consolida a sustentabilidade como uma vocação acadêmica da instituição”, finaliza a docente.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba sedia evento de mobilidade para discutir economia descarbonizada com a região

Bolsonaro veta projeto que previa pagamento de duas cotas por vez do auxílio emergencial

Ceagesp Sorocaba realiza 1º Festival de Tainha no próximo sábado, 1º de julho

Votorantim confirma 22 novos casos de Covid-19

“Doe um Elogio” aos profissionais de saúde da Santa Casa de Sorocaba

Motorista com mais de R$ 56 mil em débitos e multas é flagrado pela GCM