26 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pesquisa: 79,1% dos passageiros aprovam serviços do sistema BRT Sorocaba

Foto: Divulgação
Postado em: 11/12/2024

Compartilhe esta notícia:

A população aprova o transporte coletivo do BRT Sorocaba pelo quarto ano consecutivo. A “Pesquisa de Satisfação: a jornada do passageiro” revelou que 79,1% dos clientes avaliam os serviços prestados como ótimo/bom. O resultado se destaca em comparação às avaliações de anos anteriores e confirma o contentamento sobre a operação.


 
A mostra foi encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Prompt Consultoria em parceria com o Cittamobi. O levantamento mensurou a percepção do usuário sobre questões de limpeza, conforto, segurança, rapidez das viagens, tempo de espera e visão geral da operação.


 
A pesquisa contou com 851 entrevistados que circulam nos terminais Vitória Régia, São Bento e Ipiranga e nos corredores Itavuvu, Ipanema, Sul, Leste e Oeste. Do total de participantes, 55,1% eram mulheres e 44,5% homens. A faixa etária dos passageiros variou de 18 a 39 anos (43%), de 40 a 59 anos (40,1%), mais de 60 anos (10,7%) e menos de 17 anos (6,2%). De acordo com as respostas, 66,8% deste público utiliza o BRT diariamente, o que confirma uma frequência significativa e uma fidelidade ao sistema.


 
Para 83,5% dos passageiros, a limpeza do sistema foi avaliada como ótimo/bom. Este índice confirma a qualidade do serviço de zeladoria que é realizado diariamente nos seus três terminais, nas 23 estações e nos 123 ônibus.  
 
Quando questionados sobre o que achavam do conforto, 80,2% consideraram como ótimo/bom. Em comparação com a pesquisa anterior, esse item teve um aumento de satisfação que antes era de 76,9%. O saldo positivo é atribuído aos benefícios gerados por uma frota de veículos novos (superarticulados e padron) com ar-condicionado, tomadas USB e internet gratuita que ajudam a facilitar a vida de quem se desloca de ônibus.

 

“Saber o que pensam os nossos clientes é importante para que possamos continuar aperfeiçoando o sistema. Temos uma operação robusta com 75 mil passageiros transportados em dias úteis circulando em 24 linhas que cruzam a cidade de ponta-a-ponta. Agora, estamos entrando numa curva de maturidade da operação, o que nos desafia a identificar os pontos mais sensíveis. Esse retorno do passageiro é o nosso termômetro e já temos iniciativas em andamento para que possamos elevar ainda mais a qualidade do serviço ofertado”, explica Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.
 


Sobre a segurança, 79,9% qualificaram como ótimo/bom. Este indicador foi especialmente destacado pelo público feminino, demonstrando o quanto a segurança é primordial para que as mulheres utilizem o transporte coletivo com mais tranquilidade e saibam que não estão sozinhas. Quem embarca no BRT desfruta de uma viagem assistida e monitorada por quase 1.500 câmeras ligadas 24 horas. A presença de um sistema de segurança inteligente ajuda a inibir possíveis ameaças. Tudo é observado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e, em caso de necessidade, medidas são tomadas imediatamente.  


 
Em relação a rapidez, 79,7% classificaram como ótimo/bom. Já sobre o tempo de espera, 66,7% apontaram como ótimo/bom. Em ambos os itens, o uso do aplicativo Cittamobi auxilia o passageiro disponibilizando informações de itinerário, horários e tempo de viagem. Dessa forma, o passageiro consegue ter previsibilidade e se programar da melhor maneira, o que facilita muito a se movimentar pela cidade. 


 
“As informações foram coletadas em duas etapas, sendo a primeira eletrônica e a segunda com entrevistas presenciais. Convidamos o passageiro a dividir conosco suas impressões e tivemos uma adesão plena. Saber a percepção traz uma visão da realidade e contribui para a manutenção do controle de qualidade da empresa que presta o serviço”, Tiago Araújo, Diretor da Prompt Consultoria.

 

Do total de participantes da pesquisa, a maioria está concentrada nos três corredores mais movimentados do sistema: 37,2% utilizam o Corredor Itavuvu, 27,7% trafegam no Corredor Estrutural Oeste e 23,6% usam o Corredor Ipanema.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

VÍDEO - Itu anuncia ser a primeira cidade da região a vacinar contra a covid-19

Bolsonaro agora planeja ampliar espaço do centrão com cargos de 2º escalão

Prefeitura de Sorocaba recebe quase 10 mil doses da vacina Pfizer contra a Covid-19

Comércio em Sorocaba volta a abrir nesta segunda-feira; veja as regras e horários

Progressão não será automática para quem não entregou atividades, diz secretário de Educação de SP

PAT Sorocaba bate recorde histórico na oferta de empregos em 2021 com crescimento de 83,6%