O prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga afirmou que fará um estudo para avaliar a possibilidade de encaminhar para a iniciativa privada o tratamento de esgoto na cidade.
Manga é entrevistado todas as sextas-feiras no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba.
"O esgoto causa um problema maior, um gasto, pensando no futuro, seria uma alternativa. Atenderia o marco regulatório", disse.
As principais mudanças da lei do marco são a implantação da competição licitatória (fim do monopólio estatal), contratos com indicadores de qualidade e metas, padronização de norma pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento) e formação de blocos.
Ao afirmar isso, o chefe do Executivo já se antecipa e alega que "a intenção não é vender o Saae". "O Saae é nosso, a água é nossa".
Sobre a questão de construir uma usina para tratamento de lixo no município, Manga disse que já analisou as iniciativas feitas em países como Itália e China: "não cuidam da coleta, mas vendem energia com iniciativa privada. Parte do material é usado para a indústria de cimento, outra parte para a construção de estradas e uma terceira para a energia".
"Não teria custo para a cidade e resolveria questão ambiental. Melhor modelo que encontramos para avançar nesse sentido", defendeu.
Ao abordar o assunto, ele afirma que esse "projeto toma um prazo mais longo, talvez ultrapasse os 4 anos. "Seria um projeto para ficar para a cidade".
Assista