Com o objetivo de estimular a curiosidade e a reflexão de estudantes do Fundamental II e Ensino Médio, bem como desenvolver competências e habilidades nos jovens, a Associação Fazenda Boa Vista e o Instituto Justiça firmaram parceria com a E.E. PEI CEL Eugênio Euclydes Pereira da Motta, localizada no bairro Bambu, em Porto Feliz-SP, para fortalecer o projeto “Pipa e Cia”, que tem foco na integração de toda a comunidade escolar. A perspectiva é impactar de 500 a 600 pessoas, entre pais e alunos da escola.
O projeto foi idealizado com o objetivo de, por meio das atividades práticas da oficina, levar aos alunos familiaridade com temas de áreas como ciências exatas, ciências da natureza, ciências humanas e códigos de linguagem. Fortalecendo o protagonismo juvenil por meio da interação entre comunidade e unidade escolar.
Na prática, o projeto teve início no último dia 10 e segue até o dia 25 de novembro. Nesse período, todos os alunos estão responsáveis pelo desenvolvimento de atividades em sala de aula, de maneira interdisciplinar. Das grandes áreas citadas, o foco está em temas como: geometria, artes visuais e nos aspectos históricos, sociais e políticos da pipa, o objeto que será produzido.
O vice-diretor da escola, Marcelo Tuani, conta que todos os envolvidos esperam que o evento preparado para o encerramento no sábado (26) seja um sucesso. “Toda a comunidade escolar está muito ansiosa para que chegue logo o dia e tudo aconteça conforme planejamos. Queremos muito resgatar esse elo familiar que se construía entre pais e filhos através das brincadeiras. E toda a comunidade pedagógica está empenhada nisso”, diz.
Os professores de diferentes disciplinas trabalharam toda a questão cultural, educativa e histórica da pipa. Para encerrar esse projeto, será realizado um evento especial no sábado, 26 de novembro, quando acontecerá uma exposição de pipas, mini palestras e uma oficina, para que pais/responsáveis e alunos participem juntos.
Projeto fortalecido
Para fortalecer ainda mais a iniciativa, foi firmada uma parceria público-privada com a Associação Fazenda Boa Vista e o Instituto Justiça, responsáveis por realizar diversas ações em prol da cidade de Porto Feliz e região próxima ao empreendimento Fazenda Boa Vista.
Para o presidente da Associação Fazenda Boa Vista, Camilo Lellis, é uma satisfação poder contribuir novamente com a cidade. “Há diversas pessoas da cidade e região que trabalham diariamente em nosso empreendimento. Para nós, ajudar a cidade em diversos setores em que houver necessidade é uma forma de agradecer pela dedicação de todos esses colaboradores que estão conosco direta ou indiretamente”, diz.
Nesta ação, todo o custo da oficina foi patrocinado pela Associação e pelo Instituto Justiça, dos materiais utilizados às atrações que farão parte da festa de encerramento do projeto, como distribuição de pipoca, algodão doce e bebidas.
Fundadora do Instituto Justiça e associada da FBV, Indiara Dias de Souza, reforça que as parcerias são fundamentais para dar visibilidade a projetos educacionais e espera que todos os envolvidos aproveitem ao máximo. “Acredito na força da educação e ver toda a comunidade escolar se dedicando para incentivar os jovens a desenvolverem habilidades, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos afetivos com as pessoas, é inspirador”, finaliza.