23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Zona Azul de Sorocaba oferece 2800 vagas e promove rotatividade

Agência Sorocaba
Postado em: 15/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Disponível desde março de 2017, o sistema de Zona Azul disponibiliza atualmente 2.800 vagas distribuídas pela cidade no sistema de estacionamento rotativo de Sorocaba. As vagas são regulamentadas e ao estacionar, o usuário deve validar a utilização através do aplicativo digital da Zona Azul, ou com um dos talões disponíveis para a compra nos pontos de vendas autorizados.

Permitindo maior revezamento de carros nas vagas disponíveis, o objetivo do sistema é auxiliar na rotatividade das vagas de estacionamento de forma democrática, para que todas as pessoas utilizem, melhorando a fluidez do trânsito, contribuindo com a mobilidade urbana da cidade.

Segundo a Associação Comercial Sorocaba, as vendas da região podem aumentar em até 2%, comparado ao ano de 2019, por conta das datas comemorativas de final de ano. 15% dos entrevistados, farão as suas compras em lojas da região central ou de bairros, o que impactará diretamente na utilização de vagas para os veículos.

Para que uma pessoa não utilize a mesma vaga por um grande período, inutilizando a vaga para as demais pessoas, a Zona Azul se torna útil e eficaz, já que porcentagem dos compradores irão com veículos até os locais desejados, garantindo que mais pessoas utilizem uma mesma vaga ao decorrer do horário comercial.

A obrigatoriedade do uso do crédito ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h. Os créditos são válidos por até 1 hora, no valor de R$1,50, podendo ser utilizados até 2 créditos de 1 hora (R$3,00), de acordo com o prazo estabelecido nas placas de regulamentação. É facultado ao usuário, dentro do período de validade do crédito, deslocar o veículo de uma vaga à outra na Zona Azul.

Aplicativo Zona Azul

Para evitar o contato com outras pessoas para adquirir o serviço, a Prefeitura de Sorocaba por meio da Urbes – Trânsito e Transportes recomenda a utilização da ferramenta tecnológica. Uma maneira simples, que em tempos de pandemia auxilia nas preocupações contra a Covid-19.

O aplicativo está disponível para download tanto para tecnologia Android quanto para iOS e, além da compra de créditos, o aplicativo também alerta quando terminará seu período de estacionamento. Já são mais de 43.000 veículos cadastrados no aplicativo.

Para baixar o aplicativo da Zona Azul, acesse: https://www.urbes.com.br/zona-azul-digital

Já para consultar os locais de venda, acesse: https://www.urbes.com.br/zona-azul-postos-venda

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Grupo cai com carro em barranco ao tentar fugir de abordagem policial

Segundo turno chega ao fim em Sorocaba; apuração de votos é iniciada

Caso do tratamento precoce em Sorocaba: veja o que Manga tem a dizer

Podemos ser a asa amiga aos indígenas Yanomami com um voo até o site “SOS Yanomami” - veja a coluna de Vanderlei Testa

Nikki Haley confirma desistência e deixa caminho livre para Trump

Fechamento da UPH Zona Leste é tema de audiência pública na Câmara