27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Votorantim confirma primeiro caso de sarampo em criança; paciente passa bem

Postado em: 19/09/2019

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), recebeu nesta quinta-feira a confirmação do primeiro caso positivo de sarampo. O paciente é uma criança de 1 ano e 9 meses de idade e passa bem. O Departamento de Vigilância Epidemiológica (VGE) já realizou as ações de bloqueio das pessoas que tem contato com a criança bem como na creche que frequenta.

De acordo com a Sesa, o caso confirmado trata-se de uma notificação emitida no mês de agosto. Com isso a cidade tem até o momento 30 notificações; desses 08 foram descartadas, e os demais aguardam resultados.

Até o momento, foram vacinadas 469 crianças menores de um ano contra o sarampo. A Meta é vacinar 970. Desde a última segunda-feira (16) a Sesa está administrando a dose da vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) em três Unidades Básicas de Saúde por dia, a medida atende à orientação do Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica (GVE), tendo em vista que a vacina está sendo entregue ao município em frascos que contêm dez doses, evitando, assim, o desperdício.

Desse modo, a Secretaria da Saúde (Sesa), disponibilizará a vacina em três unidades por dia, seguindo o mesmo procedimento já adotado com as vacinas da febre amarela.

Ainda de acordo com a Sesa, a medida objetiva facilitar a vacinação dos menores de um ano, principalmente a faixa etária de 09 meses que, conforme o calendário de vacinação, deve receber também a dose única da vacina contra a febre amarela, visto que a prioridade no momento é a cobertura vacinal contra o sarampo, devido ao surto da doença em todo o estado.

A vacina será aplicada durante o horário de funcionamento das unidades.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TSE dá 15 dias para Bolsonaro apresentar provas de fraudes que ele nunca mostrou sobre eleições de 2018

“The Rain” não traz nada de novo, mas consegue estimular maratona

Crianças de comunidade carente recebem presentes arrecadados durante campanha

Motivo da pausa nos estudos da CoronaVac não tem a ver com a vacina, garante Dimas Covas

Doria pedirá R$ 350 milhões a Bolsonaro para obras contra enchentes em SP

Estado de SP registra queda de 4% de mortes por coronavírus