14 de Janeiro de 2025
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Votorantim avança no Ideb, sobe no ranking regional e fica acima das médias nacional e estadual

Arquivo
Postado em: 15/09/2020

Compartilhe esta notícia:

O ensino oferecido pelas escolas municipais de Votorantim mais uma vez se destaca com a divulgação, nesta terça-feira (15), pelo governo federal, dos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o principal indicador da qualidade da educação brasileira, medida a cada dois anos. O município obteve a nota 6.7, subindo no ranking regional de acordo com o levantamento feito em 2019 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que analisou os alunos dos 5º anos das escolas municipais.

A cidade aumentou um ponto em relação ao Ideb de 2017 e, com isso, subiu da terceira para a segunda colocação no ranking dos municípios da região com mais de 100 mil habitantes e da 14ª para a 7ª posição no ranking geral dos municípios da região metropolitana de Sorocaba. O resultado também coloca Votorantim acima das médias estadual (6.6) e nacional (5.7).

De acordo com o secretário de Educação, Tiago Araujo, o desempenho das unidades escolares se deve a um planejamento eficaz de diversas ações de formação continuada para os profissionais do magistério realizadas pela equipe técnica da secretaria desde o início desta gestão, bem como ao empenho de todos os integrantes do suporte pedagógico e docentes. "Além disso, a cidade possui professores de alto nível e o índice obtido demonstra o esforço de uma equipe que deseja que os alunos avancem", reforça.  

Escolas em destaque

Entre as escolas municipais, destacaram-se a Emeief "Prof. Cândido dos Santos", com a nota 7.6; a Emeief "Prof. Gilberto Santos", com 7.5; as Emeiefs "Antonio Marciano" e "Izabel Ferreira Coelho", ambas com 7.3 e as Emeiefs "Profª Betty de Souza Oliveira" e "Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio", ambas com 7.2.

A média de Votorantim apresenta crescimento a cada índice divulgado tendo alcançado, na atual avaliação, os números mais expressivos. Em 2007, por exemplo, foi de 5.4; em 2009, 5.6; em 2011, 5.9; em 2013, 6.1, em 2015, 6.4; em 2017, 6.6 e agora 6.7. O Ideb é uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do ensino. O índice reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, como a Prova Brasil.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mulher aciona Botão do Pânico na Zona Leste após ser ameaçada por ex-marido

Psiquiatra Ronaldo Laranjeira se posiciona contra PL que libera cultivo de cannabis no Brasil

Moradores denunciam abusos na cobrança de taxas de condomínio

GCM detém gerente da `biqueira´ do Itapemirim e tira de circulação 6.411 porções de entorpecentes

Reforma da Previdência: pensões por morte terão restrição, mas salário mínimo ficou garantido

Disputa ao governo de SP tem empate técnico entre Doria e Skaf na 1ª posição