29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Votação de abertura de comissão que tem o poder de cassar Crespo fica para terça

Postado em: 11/04/2019

Compartilhe esta notícia:

Os vereadores devem votar na próxima terça-feira (16), durante sessão na Câmara, a abertura de uma Comissão Processante, que tem o poder de cassar o mandato do prefeito José Crespo (DEM). O pedido foi protocolado, nesta tarde de quarta-feira (10), pelo munícipe Fábio Ricardo dos Santos. No documento, ele baseia-se em denúncias de supostas infrações político-administrativas cometidas pelo chefe do Executivo na administração pública.

Após realizar o protocolo, Santos fez uma transmissão ao vivo na página Protocola Sorocaba, no Facebook, com duração de 40 minutos, detalhando o pedido. “A população de Sorocaba já não aguenta mais essa situação”, disse. Na peça, ele pede ainda que o prefeito seja afastado da prefeitura, enquanto a CP, caso aprovada, investigue as denúncias sem que ocorra intervenções do Executivo.

Para que seja aberta a comissão, é necessário a maioria simples de votos, no caso, 11 dos 20 vereadores. Já para que o prefeito tenha seu mandato cassado, após conclusão dos trabalhos da CP e análise do relatório final, são precisos 14 votos.

Ao contrário do que pareça, o cidadão explica que o protocolo nada tem a ver com a investigação da Polícia Civil e Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que foca em três secretários do Governo Crespo, por supostos atos de peculato, desvio de dinheiro e fraude licitatória. “Temos um fato novo, público e notório que é a Casa de Papel, porém não temos fatos jurídicos para incluir o nome do prefeito e pedir, neste momento, uma CP. Mas sabemos que, desde 2017, muitos fatos vêm acontecendo”, explica.

Baseando-se nas CPIs

Entre os argumentos para a abertura da CP estão falta de decoro por parte do prefeito, como o episódio do “Falso Diploma”, de 2017, envolvendo sua ex-assessora Tatiane Pólis, ao qual Crespo chegou a ter seu mandato cassado em votação pelos vereadores por prevaricação. À época a vice-prefeita Jaqueline Coutinho assumiu a prefeitura. Além disso, ele cita a atual CPI do Falso Voluntariado, que está em andamento na Câmara de Sorocaba e tem como presidente Iara Bernardi (PT).

Ainda há o não atendimento aos pedidos de informação da Câmara quanto às CPIs instauradas na Casa Legislativa, como é o caso da Falso Voluntariado. Após a aprovação dos requerimentos na Câmara, a prefeitura tinha 7 dias para responder a CPI. Contudo, passaram-se mais de 12 dias e até a sessão da última terça, o Paço não havia enviado as respostas requeridas.

Santos cita ainda a CPI do Cies Global, que mantinha uma tenda de atendimento para consultas e exames médicos na UBS do São Guilherme, no qual a empresa foi acusada de cobrar por várias vezes diversos exames em um só paciente. O Poder Executivo estimou pagamento mensal à empresa para o serviço no valor de R$ 1.438.822,20 e semestral de R$ 8.632.933,24. Uma visita técnica realizada em 5 de fevereiro de 2018 constatou diversas irregularidades como cobranças em datas que não batiam com as fichas de atendimento; cobranças de vários procedimentos médicos iguais para o mesmo paciente nos mesmos dias e diversas documentações sem comprovação. A CPI que investigou o caso concluiu que “houve o típico crime de prevaricação, previsto no art. 319 do CP, que consiste em retardar, deixar de praticar ou praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.

Por fim, a última denúncia apontada por Santos em seu documento é o caso do pagamento em duplicidade da merenda fornecida na rede municipal de ensino. O fato veio à público após o então secretário de Abastecimento e Nutrição, Daniel Police, notar inconsistências no pagamento à empresa fornecedora do serviço. Para apurar o caso foi instaurada a ‘CPI da Merenda’. “O relatório final, apresentado na sessão Ordinária nº 47, em 14 de agosto de 2018, foi pontual ao apontar como irregularidades na Administração do acusado”, diz o texto.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Empresas de pesquisa de opinião alertam para fraude eleitoral

Vereador questiona se prefeito Crespo prevaricou ao não denunciar empresa

Bolsonarista fez três disparos contra petista, que atirou 13 vezes, diz laudo

Fase de transição é estendida por 2 semanas e horário das 6h às 21h para comércios

Número de acionamento do Botão do Pânico quadruplica nos últimos sete meses

Buscas por Karol Conká no YouTube crescem 700% após polêmicas no BBB 21