26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

VÍDEO - Manga anuncia que região de Sorocaba não mudará de fase no Plano SP

Postado em: 15/01/2021

Compartilhe esta notícia:

O prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos) anunciou que a região de Sorocaba não mudará de fase no Plano São Paulo. O anúncio foi feito por ele durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, nesta sexta-feira (15).


Assista o vídeo abaixo

"Aceitaram nosso pedido. Praticamente todo o estado vai regredir e Sorocaba não. Acataram [nosso pedido]. Só ainda não responderam sobre nosso pedido do aumento de funcionamento do comércio para 18 horas", informou o prefeito, que disse ter recebido a informação após ligação do secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, no início da manhã desta sexta. 


"Importante dizer que criamos o Plano Sorocaba, que permite que todos os serviços permaneçam abertos com 40% de capacidade, com 18 horas de funcionamento, fracionados em 6 horas", defendeu o prefeito. Ele também argumentou que a prefeitura ampliou as frotas e linhas de ônibus para evitar aglomeração e contratação em tempo recorde de 10 leitos de UTI Covid-19 na UPH da Zona Leste. 


Hoje, Sorocaba encontra-se com 66% dos leitos Covid ocupados, informou Manga. 
 

O prefeito também disse que logo mais, na cidade, haverá lançamento de linhas de ônibus com proteção do novo coronavírus. "Não haverá transmissão. É uma tecnologia aprovada pela Unicamp que, em 1 minuto, elimina qualquer tipo de vírus, inclusive a covid-19". 

 


A cidade está atualmente na Fase Laranja, que deixa todos os setores com um funcionamento de forma mais restrita. "O estado vai passar para uma mudança de faixa da Laranja para a Vermelha e ficou acordado que Sorocaba continuará como está", anunciou o prefeito. 


O governador João Doria (PSDB) deve endurecer novamente a quarentena em todo o estado de São Paulo. A reclassificação do Plano São Paulo, até então agendada para 5 de fevereiro, foi antecipada em três semanas e ocorre nesta sexta-feira (15), a partir das 12h45. 


O DRS XVI (Departamento Regional de Saúde) de Sorocaba regrediu de fase, na última sexta-feira (8), e passou da Amarela para a atual Laranja, que permite a reabertura de todos os setores de forma mais restrita, com 40% da capacidade e funcionamento até as 20 horas, menos bares que estão proibidos de atender presencialmente, apenas por delivery e drive-thru. 


Casos de covid-19 em Sorocaba


Sorocaba regrediu para a fase laranja após alta de casos da covid-19 e lotação de leitos em hospitais. Somente neste mês de janeiro, até essa última quinta-feira (14), a cidade registrou 2257 novos contagiados com a doença, uma média de 161/dia e 32 novas mortes, média de 2/dia. No acumulado, são 28.609 casos confirmados e 598 óbitos desde o início da pandemia. 

 

Desde o começo do mês, tanto os hospitais públicos quanto os particulares têm registrado lotação 100% de leitos UTI de covid-19.

Sorocaba na Fase Laranja

Com a continuidade da cidade de Sorocaba na fase laranja, todos os setores do comércio e serviços seguem permitidos para funcionar. A capacidade de ocupação para os estabelecimentos é de 40% e o horário de funcionamento é de oito horas por dia, seguindo todos os protocolos preventivos de saúde e sem possibilitar aglomeração. No caso de restaurantes e similares, estes deverão possuir assentos com distanciamento social.

O atendimento presencial poderá acontecer no período entre 6h e 20h. Bares sem acomodações podem funcionar apenas por sistema delivery.

O prefeito Rodrigo Manga segue negociando também com o estado a possibilidade de implantação de medida do Plano Sorocaba, estendendo o horário de funcionamento dos estabelecimentos para até 18 horas por dia, divididas em três blocos, de 6, 12 ou 18 horas, evitando que os funcionários realizem suas refeições dentro dos locais.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Obras do BRT na Av. São Paulo vão alterar trânsito na próxima semana

O que a implosão do submarino tem a ver com a nossa vida - leia a coluna de Vanderlei Testa

Historiadores explicam disputa de narrativas sobre ditadura militar

Desempenho das pequenas indústrias bate recorde no terceiro trimestre

Ônibus ganharam 270 mil passageiros no 1º dia da volta do rodízio em SP

Confira o calendário misto de vacinação da próxima semana contra Covid-19 e gripe