28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

O que a implosão do submarino tem a ver com a nossa vida - leia a coluna de Vanderlei Testa

Postado em: 24/06/2023

Compartilhe esta notícia:

A notícia do submarino com cinco pessoas no fundo do mar continua sendo o destaque na mídia mundial. Os detalhes dessa tragédia são comentados em rede social e nos principais veículos de comunicação. Afinal, como um projeto de viagem no fundo do mar às ruínas do Titanic pode ser tão negligente, com profissionais de navegação envolvidos na construção da pequena nave destinada aos milionários. Isso mesmo, aos ricos que pagaram mais de um milhão de reais para morrer. O jornal Ipanema, deu destaque no seu portal durante a semana aos fatos que iam sendo divulgados sobre o desaparecimento do submarino e da ausência de oxigênio que causaria a morte dos tripulantes e passageiros, em pouco mais de 90 horas. Infelizmente nada disso foi evitado e a implosão da nave submersa foi algo que continua incomodando os especialistas da marinha. 

Talvez o leitor que nada acompanhou na imprensa sobre o ocorrido, possa estar indagando o que de útil essa notícia traz de positivo a sua vida rotineira. Também pensei nisso, ao escrever este artigo. Com o passar da semana, conclui que esse tema, deveria ser escrito, pois nos leva a refletir sobre as aventuras, não submarinas, mas de riscos eminentes à nossa vida e saúde, que diariamente colocamos para matar a nossa existência nesse planeta Terra. Quantas vezes, uma pessoa arrisca todas as suas economias decentemente ganhas no trabalho ou de forma lícita, para mergulhar nas drogas. Começa com pouco e logo se afunda em vícios que a leva ao fundo do mar da existência. Perde a dignidade, a família, os amigos, o trabalho, a vontade de continuar vivendo. Basta olhar a cracolância, em São Paulo para constatar essa verdade. Outros entram na bebida alcoólica como fuga e logo estão dependentes para sempre. As clínicas de dependência química estão lotadas de pessoas jovens e adultas. Mais a frente, encontramos nessa mesma linha de raciocínio, àqueles que são dependentes de redes sociais e da internet, passando horas e horas ‘antenadas’ em informações negativas e desagradáveis. São contaminados pela fake news e incendeiam com as suas mentiras a cabeça dos que acreditam em tudo o que leem. 

Na vida rotineira dos sorocabanos ou de cidades, como Votorantim, que acompanham o portal do jornal Ipanema, pode ser que nunca existirá uma chance de passar por essas aventuras, em especial, de querer ver de perto o Titanic. Com certeza, porém, haverá a chance de ser induzido a sair da linha da ética e da moral da sua família. Deixei para o final, uma pequena história da vida real. Havia um jovem que desejava tirar a própria vida por questões pessoais com a sua existência. Certo dia, ele decidiu realizar o seu desejo. Antes de concretizar o ato, foi tocado por um “anjo” no seu coração que o fez repensar no que iria acontecer com os seus pais, irmãos, amigos... Deus o havia tocado com a sabedoria divina e hoje agradece por esse toque de amor que o salvou e o faz sentir-se maravilhado com a vida. 

 

Arte: VT

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário escreve no portal do jornal Ipanema

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inflação do acesso à internet superou índice geral em agosto

Professor é assaltado durante aula online em SP e alunos assistem ao vivo

Bolsonaro pede para Exército matricular filha em colégio militar sem passar por processo seletivo

Wi-Fi nas rodovias de SP: malha viária concedida já conta com mais de 3 mil pontos

Posto de Atendimento ao Trabalhador volta a funcionar em horário normal a partir de segunda

Gastos da maioria dos órgãos fora do Executivo crescem além do teto