26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Varrição das vias públicas de Sorocaba acontece antes e depois do carnaval

Foto: reprodução
Postado em: 21/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Os foliões podem brincar tranquilamente nas ruas e avenidas da cidade por onde os blocos de carnaval passarão até terça-feira (25). Isso, porque a limpeza das vias está garantida, antes e depois dos blocos o serviço de varrição do grupo Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA) será feito nas vias da área central, no Jardim Leocádia e região do Jardim São Paulo. A varrição, apesar de terceirizada, é gerenciada pela Divisão de Limpeza Urbana e Resíduos (DLUR), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), responsável, ainda, pela fiscalização da coleta de lixo e conteinerização, entre outros. Os “blocos da varrição” realizarão a limpeza depois da festa,  mas é importante que os foliões colaborem, fazendo sua parte no descarte correto do lixo de modo a que a festa seja boa para todos, principalmente para aquelas pessoas que moram nas imediações de concentração e passagem, mas que não aderem à celebração.

Depois que encerrarem os batuques dos tambores, as equipes de varrição atuarão na limpeza da avenida Doutor Eugênio Salerno no trajeto até a Praça Frei Baraúna; no Mercado Municipal; na rua Ribeirão Preto e na avenida Luiz Mendes de Almeida, acompanhando a programação do carnaval elaborada da Secretaria da Cultura (Secult) e já divulgada pela imprensa oficial.

Os diversos serviços de limpeza pública realizados pela Serpo são essenciais para a preservação da higiene da cidade. Só no mês de janeiro foram mais de 6 mil quilômetros de guias varridas e mais de mil quilômetros de guias  foram limpas pelo processo de catação manual, realizado em canteiros e parques. O chefe de Divisão de limpeza Urbana e Resíduos, Filipe Moraes, explica que além do serviço de varrição, tão importante para manter a cidade limpa,  os banheiros públicos e as ruas que recebem as feiras livres e os varejões também são limpos e conservados. Só em janeiro, mais de 10 milhões de m2 foram varridos, incluindo nestes números a varrição dos passeios públicos, das calçadas, gramados e jardins.

Moraes explica, ainda, que além dos serviços que são realizados de maneira manual, a Serpo realiza a varrição mecanizada em vias públicas. No primeiro mês do ano as duas máquinas de limpeza varreram mais de 1.300 km de guias. Outros 180 mil m2de calçadas foram lavadas e desinfetadas pelas equipes, com o uso de caminhões pipa. “A cidade de Sorocaba é vista como uma cidade limpa, porque, além da coleta regular, conta parcialmente com o serviço de conteinerização e com profissionais que realizam a varrição em diversas vias do município”, diz o chefe da DLUR. “O centro, devido a grande concentração de pessoas, é varrido e limpo de segunda a sábado em diferentes turnos de trabalho, além de receber a lavagem em pontos que necessitam do serviço”, completa.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Decreto dá porte de armas a 20 diferentes categorias profissionais

Uniten abre inscrições para cursos on-line na área de tecnologia

Motorista perde controle de direção, invade pista contrária e atinge veículo

Brasil não tem ultracongeladores que poderiam armazenar vacina da Pfizer contra Covid

Fiocruz defende importância de vacinar crianças contra covid-19

Sorocaba registra 5 mortes e 809 infectados com a Covid-19 em 24 horas