29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

UBS Habiteto cria serviço de telemonitoramento a pacientes odontológicos

Agência Sorocaba
Postado em: 31/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Ao pensar a saúde bucal dos pacientes atendidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Habiteto, e com a suspensão das consultas odontológicas eletivas, por conta da pandemia do novo coronavírus, a equipe da unidade criou um serviço de telemonitoramento dos pacientes por meio do WhatsApp. O objetivo é acompanhar o cotidiano desse público atendido pelos dentistas e fortalecer as orientações de higiene bucal com o foco na promoção da saúde. No atendimento odontológico há a emissão de partículas líquidas (aerossóis) e que podem propagar o vírus da Covid-19.

Segundo a coordenadora da UBS Habiteto, Sulamita Camargo, esse monitoramento tem a finalidade de supervisionar os pacientes que passaram por consulta, avaliá-los após um período estabelecido, identificar se houve melhora, ou necessidade de novo atendimento, de acordo com o quadro clínico. Esse acompanhamento, evita a ida desnecessária à UBS, colocando o paciente em exposição ao vírus, ao transitar pelo bairro e unidade.

A dentista da UBS, Elda Fernandes, relata que os usuários atendidos e acompanhados pelo serviço sentem-se satisfeitos com este canal ofertado via WhatsApp, já que existem locais nos bairros próximos da unidade que o sinal de celular não funciona, mas há acesso ao wi-fi.

“Existe um questionário em que perguntam se o paciente está comendo bem, mastigando, se tem dor ou febre , se evoluiu bem . Não estamos atendendo ainda como antes porque não podemos gerar aerossóis por conta da Covid. Porém, por demanda espontânea, o paciente que procura nosso serviço apresentando dor , ele é acolhido e atendido por profissionais que utilizam todos os equipamentos de proteção“,explica Elda.

Kits de higiene bucal

Outra ação importante da UBS Habiteto é a confecção e entrega de kits de higiene bucal e máscaras, com material explicativo aos pacientes suspeitos da Covid-19 e que passam em atendimento na unidade.

A iniciativa do kit foi das dentistas residentes, Bruna Pereira e Beatriz Katarrov, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. De acordo com elas, a importância da manutenção de uma boa saúde bucal, via escovação dentária, uso correto do fio, e uma eficaz higiene das mãos para evitar a Covid, são cuidados que não podem ser negligenciados, principalmente nesse período da pandemia.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Samu realiza parto dentro de ambulância

Covid-19: SP tem dois casos identificados da variante Ômicron XQ

Sorocaba registra baixa taxa de isolamento social por mais de 10 dias seguidos

Advogado de Lula fala em ‘intimidação e abuso de autoridade’ na Operação E$quema S

SP registra aumento de 39% no número de novos casos e mortes por coronavírus em janeiro

Brasil concederá visto temporário a ucranianos