Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

UBS Habiteto cria serviço de telemonitoramento a pacientes odontológicos

Agência Sorocaba
Postado em: 31/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Ao pensar a saúde bucal dos pacientes atendidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Habiteto, e com a suspensão das consultas odontológicas eletivas, por conta da pandemia do novo coronavírus, a equipe da unidade criou um serviço de telemonitoramento dos pacientes por meio do WhatsApp. O objetivo é acompanhar o cotidiano desse público atendido pelos dentistas e fortalecer as orientações de higiene bucal com o foco na promoção da saúde. No atendimento odontológico há a emissão de partículas líquidas (aerossóis) e que podem propagar o vírus da Covid-19.

Segundo a coordenadora da UBS Habiteto, Sulamita Camargo, esse monitoramento tem a finalidade de supervisionar os pacientes que passaram por consulta, avaliá-los após um período estabelecido, identificar se houve melhora, ou necessidade de novo atendimento, de acordo com o quadro clínico. Esse acompanhamento, evita a ida desnecessária à UBS, colocando o paciente em exposição ao vírus, ao transitar pelo bairro e unidade.

A dentista da UBS, Elda Fernandes, relata que os usuários atendidos e acompanhados pelo serviço sentem-se satisfeitos com este canal ofertado via WhatsApp, já que existem locais nos bairros próximos da unidade que o sinal de celular não funciona, mas há acesso ao wi-fi.

“Existe um questionário em que perguntam se o paciente está comendo bem, mastigando, se tem dor ou febre , se evoluiu bem . Não estamos atendendo ainda como antes porque não podemos gerar aerossóis por conta da Covid. Porém, por demanda espontânea, o paciente que procura nosso serviço apresentando dor , ele é acolhido e atendido por profissionais que utilizam todos os equipamentos de proteção“,explica Elda.

Kits de higiene bucal

Outra ação importante da UBS Habiteto é a confecção e entrega de kits de higiene bucal e máscaras, com material explicativo aos pacientes suspeitos da Covid-19 e que passam em atendimento na unidade.

A iniciativa do kit foi das dentistas residentes, Bruna Pereira e Beatriz Katarrov, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. De acordo com elas, a importância da manutenção de uma boa saúde bucal, via escovação dentária, uso correto do fio, e uma eficaz higiene das mãos para evitar a Covid, são cuidados que não podem ser negligenciados, principalmente nesse período da pandemia.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil bate recorde de novas mortes e total de óbitos passa de 30 mil

STJ determina que Crivella cumpra prisão domiciliar

Vídeo: grupo faz chimpanzé fumar cigarro em santuário dos primatas

Projeto de Lei visa aumentar auxílio às famílias e moradores em situação de risco em Sorocaba

Com lote recorde, SP atinge 92,8 mi de doses da vacina do Butantan entregues ao Ministério da Saúde

Petrobras vai concentrar presença internacional em três países