27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Troca e modernização de abrigos de ônibus atende Habiteto, Carandá e Altos do Ipanema

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 28/11/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, dá sequência à troca e modernização de abrigos de ônibus. Nessa sexta-feira (22), teve início a instalação de 14 novos desses dispositivos, em pontos dos bairros Carandá, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Altos do Ipanema, todos localizados na Zona Norte da cidade.

 

 

Os locais contarão com o novo modelo de abrigo mais moderno, durável, com cobertura ampla, dispondo de espaço para cadeirante e equipado com painel solar para carregamento das luminárias de LED embutidas. Serão contemplados, nesta etapa, cinco locais no Carandá, cinco no Altos do Ipanema e quatro no Habiteto.

 


O diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, o diretor de Transportes da empresa pública, Adriano Brasil, e o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, acompanharam a instalação de dois deles, tanto no Habiteto, como no Altos do Ipanema. “Há 40 anos a cidade contava com esses abrigos antigos, de madeira. Agora, estamos implantando novos abrigos, atuais e mais tecnológicos, garantindo cada vez mais conforto para os usuários do transporte público de Sorocaba”, ressaltou o diretor-presidente da Urbes.

 

 

A ação faz parte de um planejamento de troca de todos os abrigos de ônibus antigos, que começou no primeiro semestre deste ano e, desde o último mês, foi intensificado.

 

 

Ao todo, 35 locais já contam com o novo dispositivo, sendo 14 no Parque Vitória Régia, seis no Cajuru, seis na Vila Barão, cinco em Brigadeiro Tobias e quatro no Jardim Nova Esperança. A previsão é que, pelo menos, 500 antigos abrigos sejam substituídos pelos novos até o ano que vem.

 

 

Os novos abrigos dispõem de painel solar instalado na cobertura, que alimenta um refletor equipado com lâmpadas de LED, dispensando o uso de energia elétrica. A energia armazenada durante o dia é suficiente para garantir a autonomia da luminária durante todo o período noturno e a madrugada. Cada um deles conta com quatro bancos e espaço próprio para cadeirante, além de cobertura ampla para proteger da chuva e do sol.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Adolescentes flagrados com 350 porções de drogas são liberados de delegacia após GCM detê-los

Escolas deverão ter volta escalonada com aulas presenciais e a distância

Transporte coletivo opera com horário diferenciado no feriado de sexta

Modelo de rede digital afeta desenvolvimento infantil, diz secretário

Bolsonaro diz que lei de abuso de autoridade terá quase 20 vetos

Em 9 meses, Sorocaba tem saldo positivo na geração de empregos sete vezes maior que antes da pandemia