21 de Julho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

"Sou um governador gay, e não um gay governador", afirma Eduardo Leite

Foto: divulgação
Postado em: 02/07/2021

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), falou sobre homossexualidade e se declarou gay, pela primeira vez publicamente, no programa Conversa com Bial, da TV Globo, que irá ao ar na madrugada desta sexta-feira (2).


"Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto [Barack] Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso", disse Leite, 36.


"Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser", explicou o político na entrevista ao apresentador Pedro Bial.


Ele afirmou, porém, que atualmente "nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é".
Leite é um dos cotados pelo PSDB para disputar a Presidência da República nas eleições de 2022. O partido deverá realizar prévias no mesmo de novembro.


A disputa interna contará ainda com o governador de São Paulo, João Doria, com o senador Tasso Jeireissati, e com o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.


O governador gaúcho admite que pode retirar seu nome se houver algum candidato capaz de unificar a chamada terceira via e mostrar competitividade. Nos bastidores, tucanos apostam que ele e Tasso poderão se unir.


Após as divulgação das declações de Leite, Doria afirmou em uma rede social: "Admiração e respeito ao meu amigo @EduardoLeite_".


A conta oficial do PSDB no Twitter também elogiou o governador gaúcho. "Parabéns pela coragem, @EduardoLeite_."


O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) escreveu: "Parabenizo o gov. @EduardoLeite_ pela bravura! Sei a dor que é a prisão do armário, sobretudo num ambiente conservador como a Política, e cada um deve descobrir seu momento certo para esse gesto. Seja feliz e siga seu ótimo trabalho: a vida será mais leve!".


A ex-candidata à Presidência pelo PSOL Luciana Genro, também gaúcha, afirmou: "Quero parabenizar o governador @EduardoLeite_ pela atitude corajosa de falar sobre sua orientação sexual. Atitude necessária para ajudar LGBTs que lutam pelo fim da discriminação".


Já o presidente do Cidadania, o ex-deputado Roberto Freire, disse: "Um importante e corajoso gesto do Eduardo Leite, que recebemos, os democratas, como um alento e um sinal de compromisso com a verdade e com os valores do humanismo que nos unem, da esquerda à direita liberal. Grande quadro político que se credencia no polo democrático pra 2022".

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Um dia após entrevista sem máscara, ministro das Comunicações anuncia ter Covid

Candidato do NOVO ao governo de SP, Rogério Chequer promete combater elites

Secretário de Doria detona Bolsonaro na Pan e dispara: "irresponsabilidade e falta de vontade"

Vendas de veículos novos têm leve baixa em julho, segundo Fenabrave

VÍDEO - "Infeliz a fala do presidente", dispara padre Flávio sobre "finalzinho da pandemia"

Pessoas com 30 anos completos ou mais recebem a vacinação contra a Covid-19 nesta sexta