Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Descontrolada, Covid-19 faz mais 5 vítimas fatais e sobrecarrega leitos em Sorocaba

Foto: Reprodução
Postado em: 02/03/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou aumento do número de recuperados da Covid-19 nestterça-feira (2), chegando ao total de 34.593. Já os casos confirmados com a doença passaram de 35.671 para 35.793 na cidade.

 

Os óbitos com a confirmação da doença aumentaram para 765 e a taxa de letalidade no município é de 2,1%, abaixo da taxa estadual, que é de 2,9% e da nacional, que se encontra em 2,4%.

 

Sorocaba recebeu a notificação de mais 122 casos confirmados da Covid-19, 66 recuperados e cinco óbitos, esses ocorridos desde o dia 25 de fevereiro, mas informados pelos hospitais à Vigilância Epidemiológica e computados apenas no dia de hoje. Do total de confirmados, 65 estão internados (47 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 370.

 

A cidade apresentou queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo Coronavírus e que aguardam resultados, de 664 para 608. Entre os suspeitos, 60 estão internados em hospitais da cidade, sendo 33 em UTI. Há dois óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 87.808.

 

Taxa de ocupação dos leitos Covid

 

No censo diário de leitos da Covid-19 desta terça, no Hospital Estadual Adib Jatene três leitos clínicos Covid estão ocupados, sendo cinco pactuados. Já os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 95% ocupados.

 

Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui oito leitos clínicos Covid e seis estão ocupados. O leito de UTI infantil Covid está desocupado. Dos 30 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 27 estão ocupados.

 

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 76,19% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 16 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 92,72%, o que representa 51 leitos ocupados dos 55 contratados.

 

O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 11 estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid que encontram-se desocupados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, dois estão ocupados.

 

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (20 leitos ocupados dos 20 pactuados) e 85% dos de UTI (17 leitos ocupados dos 20 existentes). Os dois leitos infantis de UTI Covid deste hospital encontram-se ocupados.

 

O Samaritano possui 19 leitos clínicos Covid ocupados do total de 21 existentes. Já a UTI Covid dessa mesma instituição está com 90% de ocupação, o que significa 18 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum possui paciente.

 

O Hospital Evangélico atingiu 80% de ocupação de sua UTI Covid (oito leitos ocupados dos 10 pactuados) e 20% dos leitos clínicos (três leitos ocupados dos 15 pactuados).

 

Conscientização e combate à Covid-19

 

A Secretaria da Saúde reforça que é preciso que as pessoas continuem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. A conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental.

 

Óbitos

– Mulher de 71 anos, cardiopata e pneumopata. Faleceu em hospital particular de Sorocaba no dia 28 de fevereiro;

 

– Mulher de 87 anos, com doença neurológica crônica. Faleceu em hospital particular de Sorocaba no dia 28 de fevereiro;

 

– Homem de 42 anos, cardiopata e obeso. Faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 25 de fevereiro;

 

– Homem de 28 anos, cardiopata e obeso. Faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 28 de fevereiro;

 

– Mulher de 85 anos, com doença neurológica crônica. Faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 2 de março.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Manga: Sorocaba é a 1ª cidade de SP a vacinar idosos a partir de 90 anos da população geral

Mais cinco animais do Abrigo Municipal de Sorocaba ganharam uma família

Pet Day tem mimos, feira de adoção, adestramento e serviços de estética gratuitos para cães

Secretário licenciado de Doria, Baldy é denunciado sob acusação de corrupção

Coronavírus já é a epidemia mais cara dos últimos 20 anos, diz estudo

VÍDEO - Manga recebe primeira dose da vacina contra covid-19