18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Descontrolada, Covid-19 faz mais 5 vítimas fatais e sobrecarrega leitos em Sorocaba

Foto: Reprodução
Postado em: 02/03/2021

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou aumento do número de recuperados da Covid-19 nestterça-feira (2), chegando ao total de 34.593. Já os casos confirmados com a doença passaram de 35.671 para 35.793 na cidade.

 

Os óbitos com a confirmação da doença aumentaram para 765 e a taxa de letalidade no município é de 2,1%, abaixo da taxa estadual, que é de 2,9% e da nacional, que se encontra em 2,4%.

 

Sorocaba recebeu a notificação de mais 122 casos confirmados da Covid-19, 66 recuperados e cinco óbitos, esses ocorridos desde o dia 25 de fevereiro, mas informados pelos hospitais à Vigilância Epidemiológica e computados apenas no dia de hoje. Do total de confirmados, 65 estão internados (47 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 370.

 

A cidade apresentou queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo Coronavírus e que aguardam resultados, de 664 para 608. Entre os suspeitos, 60 estão internados em hospitais da cidade, sendo 33 em UTI. Há dois óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 87.808.

 

Taxa de ocupação dos leitos Covid

 

No censo diário de leitos da Covid-19 desta terça, no Hospital Estadual Adib Jatene três leitos clínicos Covid estão ocupados, sendo cinco pactuados. Já os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 95% ocupados.

 

Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui oito leitos clínicos Covid e seis estão ocupados. O leito de UTI infantil Covid está desocupado. Dos 30 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 27 estão ocupados.

 

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 76,19% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 16 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 92,72%, o que representa 51 leitos ocupados dos 55 contratados.

 

O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 11 estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid que encontram-se desocupados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, dois estão ocupados.

 

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (20 leitos ocupados dos 20 pactuados) e 85% dos de UTI (17 leitos ocupados dos 20 existentes). Os dois leitos infantis de UTI Covid deste hospital encontram-se ocupados.

 

O Samaritano possui 19 leitos clínicos Covid ocupados do total de 21 existentes. Já a UTI Covid dessa mesma instituição está com 90% de ocupação, o que significa 18 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum possui paciente.

 

O Hospital Evangélico atingiu 80% de ocupação de sua UTI Covid (oito leitos ocupados dos 10 pactuados) e 20% dos leitos clínicos (três leitos ocupados dos 15 pactuados).

 

Conscientização e combate à Covid-19

 

A Secretaria da Saúde reforça que é preciso que as pessoas continuem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. A conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental.

 

Óbitos

– Mulher de 71 anos, cardiopata e pneumopata. Faleceu em hospital particular de Sorocaba no dia 28 de fevereiro;

 

– Mulher de 87 anos, com doença neurológica crônica. Faleceu em hospital particular de Sorocaba no dia 28 de fevereiro;

 

– Homem de 42 anos, cardiopata e obeso. Faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 25 de fevereiro;

 

– Homem de 28 anos, cardiopata e obeso. Faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 28 de fevereiro;

 

– Mulher de 85 anos, com doença neurológica crônica. Faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 2 de março.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Para Pacheco, caso Marielle é marco no combate ao crime organizado

TCU rejeita orientação de Guedes e libera gastos do Orçamento deste ano em 2021

Teatro regional em festa na cidade Votorantim - veja a coluna de José Simões

Câmara aprova projeto e Prefeitura já pode aplicar Lei Aldir Blanc para artistas

Handebol feminino de Sorocaba estreia com vitória contra São Carlos na Liga Nacional

Marília Mendonça põe 74 músicas no top 200 do Spotify um dia após sua morte