01 de Maio de 2024
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Sorocaba terá mais 11 novas creches até o final de 2023

Foto: Michelle Alves/Secom e Sedu/Divulgação
Postado em: 28/09/2022

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Entre os principais projetos da Prefeitura de Sorocaba na área da Educação, está a construção de 11 novas creches, com previsão de entrega até o final de 2023, além de duas escolas do Ensino Fundamental.

 

Todas essas unidades já têm recursos destinados às suas obras, sendo que sete delas estão sendo custeadas com verba federal, oriunda do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e as demais, com aporte próprio do Município. Ao todo, serão abertas mais de 2.000 vagas para atender, principalmente, crianças de zero a três anos, faixa etária de maior demanda no município.

 

A primeira creche, na Vila Almeida, Zona Norte da cidade, já está em fase final de construção e terá capacidade para atender mais 94 alunos. Grande parte dos recursos para a construção das creches foi obtida na visita feita pelo prefeito Rodrigo Manga à Brasília, em comitiva junto a vários secretários municipais, em março deste ano. Ao todo, foram liberados, pelo governo federal, cerca de R$ 24,24 milhões.

 

“A oficialização dessas creches para nossas crianças é, sem dúvida, um passo muito importante para que a Educação de Sorocaba avance cada vez mais”, avalia o prefeito Rodrigo Manga.

 

O secretário da Educação, Marcio Carrara, também comentou sobre a construção das novas unidades. “É um avanço muito positivo para a Educação do nosso município, que resultará em benefício para toda a população”, destaca.

 

Além da unidade na Vila Almeida, encontram-se em processo de licitação as creches situadas no Jardim Monterrey (94 alunos), no Villagio Milano (188 alunos), no Jardim Santo Amaro (188 alunos), no Jardim Santa Rosa (188 alunos), no Júlio de Mesquita Filho (94 alunos), no Jardim Alpes de Sorocaba (188 alunos), no Jardim Itália (188 alunos), no Jardim dos Pássaros (188 alunos) e no Parque São Bento (188 alunos). Outra creche, no Parque São Bento (com capacidade para 188 alunos), em breve, igualmente iniciará processo de licitação.

 

Além dessas unidades dirigidas à Educação Infantil, a Sedu encaminhou, nos últimos dias, a documentação necessária para a construção de uma nova Escola Municipal, também no Parque São Bento, com recursos próprios do Município e que está em fase de elaboração de projeto. Outra Escola Municipal, no Jd. Amália, na região do Éden, encontra-se em fase final de licitação.

 

De acordo com a Secretaria da Educação (Sedu), várias dessas unidades escolares seguirão o padrão construtivo e arquitetônico do atual projeto “Escola Linda de Verdade”, com nova paleta de cores e elementos de identidade visual na fachada, enquanto outras seguirão o projeto, igualmente inovador, definido pelo programa federal. Além disso, as unidades irão contemplar espaços para brincar e novos recursos estruturais. As escolas serão equipadas, ainda, com os mesmos recursos tecnológicos que já estão sendo disponibilizados para toda a rede, tais como a instalação de lousas digitais, a entrega de tablets e Chromebooks para uso dos alunos e professores, acesso à internet, novos recursos pedagógicos, a exemplo dos kits Mind Lab, brinquedos para os playgrounds, inclusive aqueles com acessibilidade, e mais a inserção de novos projetos, como o “Lugares de Ler”, que proporciona o incentivo à leitura. Paralelamente, e tão fundamental quanto, haverá a contratação de mais professores e outros profissionais da área da Educação, para atuar nessas novas escolas.

 

“O que estamos projetando para colocar em atividade essas 13 novas unidades escolares corresponde a um investimento igual, ou até maior, que o orçamento total de outros municípios de menor porte em nossa região. Sorocaba já possui um grande contingente de alunos, com mais de 60 mil vagas em toda a rede municipal. E, agora, para fazer frente às necessidades de crescimento do município, terá uma expansão igualmente muito expressiva, superando mais de duas mil novas vagas, em um curto espaço de tempo”, destaca o secretário da Educação, Marcio Carrara.

 

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