28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba terá festivais de Música, Teatro e Artes Multiplataforma em 2023

Imagem: SECOM
Postado em: 04/05/2023

Compartilhe esta notícia:

Iniciativas serão realizadas graças ao incremento de recursos municipais na Secretaria de Cultura.

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizará, no segundo semestre deste ano, três grandes festivais culturais gratuitos na cidade, nas áreas de Música, Teatro e Artes Multiplataforma, totalizando um investimento municipal de R$ 150 mil.

 

As informações são da secretaria de comunicação.

 

A iniciativa cultural será possível graças a um incremento no orçamento da Secretaria de Cultura (Secult) para 2023, com o excesso de arrecadação que o Município teve no primeiro bimestre deste ano, ação determinada pelo prefeito Rodrigo Manga, para atender aos anseios da população e a valorização dos profissionais da área cultural.

 

O uso da verba foi tratado, na semana passada, em reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Vinculado à Secretaria de Cultura, o CMPC é uma instância colegiada permanente, de caráter consultivo e deliberativo, constituído por membros do Poder Público e da sociedade civil.

 

“De forma democrática, foi colocada em pauta a sugestão dos conselheiros de realizarmos esses festivais na cidade, fomentando a produção cultural e ampliando o acesso à cultura para as famílias sorocabanas e a sugestão foi acatada, por unanimidade, durante a reunião”, afirma o secretário de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner.

 

A cantora Teresa Baddini, representante da sociedade civil no CMPC e responsável pela coordenação da organização do Festival de Música, intitulado “Harmonia Festival 2023”, adianta que o evento envolverá músicas autorais, de todos os gêneros, instrumentais ou não, retratando a cena da música autoral na atualidade.

 

“O Festival vai promover interação cultural entre os artistas, retomando a tradição dos velhos e bons festivais de músicas, revelando novos talentos do cenário musical, além de promover o acesso à cultura, de forma gratuita, melhorando, ainda mais, a qualidade de vida da população”, comenta Teresa Baddini.

 

Já, Marcelo Nascimento, também integrante do Conselho e responsável pela organização do Festival de Artes Multiplataforma, explica que o evento tem a intenção de mostrar a produção dos artistas das mais variadas áreas, em diversos espaços da cidade.

 

“Essa iniciativa, muito bem-vinda do Conselho de Cultura, dará visibilidade aos artistas, fomentará a criação de novos públicos, que terão contato com diferentes formas de arte e valorizará espaços culturais alternativos de Sorocaba”, comenta Marcelo Nascimento.

 

O ator e diretor Mario Persico, representante da sociedade civil no CMPC, que atua na área teatral de Sorocaba há quase 50 anos, ficou responsável pela coordenação do Festival de Teatro. Segundo ele, a ideia é realizar um evento inspirado no Festival Ícaro de Teatro, idealizado por Roberto Gill Camargo, entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, que, junto com o Festival Tropeiro de Teatro, agitou o meio teatral da cidade na ocasião.

 

“Além de fomentar o surgimento de novos atores e atrizes para o nosso cenário teatral, a ideia será de fomentar espaços culturais independentes da cidade. Assim, a edição poderá acontecer nos mais diversos espaços e regiões de Sorocaba, que serão convidados a receber o Festival”, explica Persico.
Os editais, agora, serão elaborados pela Secretaria de Cultura e, paralelamente, representantes do CMPC já se organizam, em grupos de trabalho, para tratar da formatação dos três festivais. A Secretaria de Cultura está localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro. Informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro nega ter recebido dossiê com plano para retirá-lo do governo

Saae implanta redes para distribuir água tratada do rio Sorocaba

Conheça as propostas de governo de cada candidato à Prefeitura de Sorocaba

Astro mirim de ‘Esqueceram de Mim’ resolve mudar nome de forma bizarra

“A Fome não é Fake! – Socorro a Petrópolis” supera meta e arrecada mais de 25 toneladas de alimentos

Jovem é morto a tiros durante briga por som alto em apartamento no Wanel Ville em Sorocaba