25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae implanta redes para distribuir água tratada do rio Sorocaba

Postado em: 25/10/2018

Compartilhe esta notícia:

O Saae-Sorocaba realiza a construção na avenida Itavuvu de uma linha que vai ligar a Estação de Tratamento de Água Vitória Régia à rede que abastece a região do Jardim Maria Eugênia. O objetivo é fornecer ao sorocabano água tratada do rio Sorocaba com previsão de início de funcionamento em até 16 meses.

Na sequência serão construídas as linhas que serão interligadas às redes que abastecem às regiões do Conjunto Habitacional Hebert de Souza, do Éden e do Parque Tecnológico/Toyota. “O Saae despoluiu o rio Sorocaba e vai tratar a sua água para abastecer a cidade, reduzindo a dependência das adutoras na Serra de São Francisco”, informou o prefeito José Crespo.

A equipe de profissionais do Saae-Sorocaba está instalando 550 metros de linha necessários para interligar a ETA Vitória Régia com a rede já existente na avenida Itavuvu, que atende o Jardim Maria Eugênia. Essa tubulação possui 700 milímetros de diâmetro, o que é capaz de transportar até mil litros por segundo, mas a expectativa é que a demanda seja de 300 litros por segundo. “A construção da nova ETA segue com muita agilidade e o Saae vai preparando as suas redes para garantir a distribuição”, explicou o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

A ETA Vitória Régia será inaugurada com capacidade para produzir 750 litros de água tratada por segundo e com a ampliação já prevista, chegará a 1.500 litros por segundo. Esse volume corresponde a 60% de toda a água servida hoje para a população, que é processada na ETA Cerrado e na ETA Éden.

Toda a cidade será beneficiada com a nova ETA, já que o sistema de distribuição que ela alimentará será interligado à infraestrutura já existente, trabalhando de forma integrada para atender todas as regiões que já são abastecidas com a água proveniente das represas do Clemente (Itupararanga), Ipaneminha, Ferraz e Castelinho.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba é premiada entre as cidades que mais evoluíram em saneamento básico no último ano

Padre Flávio alerta para novo registro de lotação 100% na UTI Covid da Santa Casa

Vendas de veículos novos crescem 0,22% no país

Bolsonaro ironiza desistência de Doria e diz abrir mão de disputa no UFC

Orquestra Rural de Sorocaba se apresenta na Biblioteca Infantil neste sábado

Caso de Salto de Pirapora alerta: trabalho análogo à escravidão atinge 40 milhões de pessoas - veja a coluna de Vanderlei Testa