27 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba terá 17 novas unidades escolares construídas e vai zerar a fila por vagas

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 16/03/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba acaba de ter a confirmação da construção de mais duas unidades escolares no município, totalizando 17 novas escolas em apenas um ano, sendo a maior quantidade de unidades já construída de uma só vez na cidade e vindo a zerar a fila histórica por vagas na rede municipal de ensino.

 

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, em Brasília (DF), durante reunião com o prefeito Rodrigo Manga, acompanhado do secretário municipal da Educação de Sorocaba, Marcio Carrara.

 

Com mais essas unidades, Sorocaba deverá abrir um total de cerca de 4 mil novas vagas aos estudantes, algo inédito até então, fazendo frente à demanda existente e ao crescimento acelerado do município. Trata-se de mais duas escolas do Ensino Fundamental, a serem construídas com recursos federais, uma no bairro Pizza Di Roma e outra no São Bento, oferecendo perto de mil novas vagas aos alunos dessas regiões.

 

“É algo inédito que estamos vendo acontecer na cidade de Sorocaba, onde nunca se investiu tanto na Educação, em tão pouco tempo. Além da revolução tecnológica que estamos fazendo nessa área, com a aquisição de uma série de recursos tecnológicos de última geração para os nossos alunos e professores, como lousas digitais, tablets, notebooks, Chromebooks, aulas de robótica, entre outros, também estamos investindo muito em estrutura, com a construção dessas 16 novas unidades, além da reforma e revitalização de todas as escolas já existentes. Nossos alunos terão a melhor educação que já se viu na rede municipal”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.

 

Construções já em andamento

 

As novas unidades já iniciaram ou iniciarão suas construções, em breve. No bairro Jd. Alpes de Sorocaba, a creche terá 10 salas de aula, atendendo 188 alunos, no modelo do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com recursos do governo federal. No Jd. Villagio Milano, a unidade, também no modelo FNDE, terá 10 salas para 188 alunos. No Jd. Santo Amaro, da mesma forma, o projeto tem 10 salas, para 188 alunos, no modelo FNDE. Já, no bairro Júlio de Mesquita Filho, a unidade, no padrão FNDE, terá cinco salas, para atender 94 alunos.

 

Outra unidade, no Jd. Monterrey, segue o mesmo modelo FNDE, com cinco salas e capacidade para 94 alunos. Crianças das imediações do Jd. Santa Rosa igualmente serão contempladas com uma creche, modelo FNDE, com 10 salas para 188 alunos. Na Vila Almeida, a unidade FNDE terá cinco salas, apta a atender 94 alunos. Enquanto, no Jd. Itália, que fica na região do Éden, a unidade será construída com recursos da própria Prefeitura. Serão 10 salas de aula, para 188 alunos. No Jd. dos Pássaros, os recursos para a construção também vêm do Município. Serão 10 salas e capacidade para 188 alunos. Por fim, serão entregues mais duas novas creches no Parque São Bento, em dois endereços, para atender um dos bairros mais populosos da cidade, ambas com 10 salas e capacidade para 188 alunos.

 

Além de todas essas creches, serão construídas Escolas Municipais do Ensino Fundamental. No Jd. Amália, onde a demanda é crescente e a carência se estende há vários anos, a escola terá 20 salas de aula, com capacidade para atender 1.400 alunos. No Parque São Bento, onde a demanda também é maior, serão 27 salas de aula, para 1.890 alunos. Essas escolas serão construídas com recursos próprios do Município e funcionarão nos períodos matutino e vespertino (à tarde), isso além das outras duas unidades do Ensino Fundamental anunciadas, nesta terça-feira, pelo Ministério da Educação.

 

“Nossa alegria é muito grande, por podermos atender demandas que vêm de diferentes regiões da cidade. E, além de estarmos gerando milhares de vagas em creches e escolas para o município, estamos proporcionando também ensino de excelência para todos”, destaca o secretário da Educação de Sorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mulher agride e mata marido com golpe de punhal no pescoço

Ruas J.J. Lacerda e João Ribeiro de Barros têm sinalização de solo reforçada

Homem é preso após assediar garota de 16 anos em ônibus da linha Campolim

GCM prende jovem flagrado com mais de 800 porções de drogas no Jardim Refúgio

Guarita da Guarda Civil em frente da catedral é demolida; novo esquema de segurança será adotado

Lula assumirá riscos se resistir a mudança após decisão judicial