28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba tem saldo positivo em geração de empregos pelo 11º mês consecutivo em 2022

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 29/12/2022

Compartilhe esta notícia:

Pelo 11º mês consecutivo, Sorocaba tem desempenho positivo na criação de novos empregos com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicados nesta quarta-feira (28).

 

No mês de novembro de 2022, foram criados 9.338 novos empregos, contra 9.248 demissões, resultando no saldo positivo de 90 postos de trabalho. Já, no acumulado até novembro, Sorocaba teve um crescimento de mais de três vezes (268,50%) o saldo de empregos gerados, na comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia. O número saltou de um saldo de 3.159 vagas até novembro de 2019, para 11.641 novos postos de trabalho até novembro deste ano.

 

No acumulado do ano, o saldo positivo de empregos em Sorocaba ficou à frente, até mesmo, de cidades com maior ou igual porte, como São José dos Campos (10.653 vagas), São José do Rio Preto (6.936) e São Caetano do Sul (4.933).

 

“Sorocaba figurou, neste ano, como uma das melhores cidades do País para receber novos investimentos, assim como teve grande destaque na capacidade de geração de empregos, mantendo a economia aquecida e trazendo, cada vez mais, qualidade de vida para a população”, comemora o prefeito Rodrigo Manga.

 

O setor que mais empregou empregos no mês de novembro foi o Comércio, com 534 vagas; seguido da Indústria, com 267; e da Agropecuária, com 11 admissões.


Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo, o excelente resultado de Sorocaba é reflexo da chegada de grandes empresas e novos investimentos à cidade, ao mesmo passo em que é sinal da qualificação profissional dos trabalhadores. “Sorocaba contou com a vinda de grandes empreendimentos e muitos investimentos neste ano, o que resultou em milhares de novas oportunidades de trabalho. Somente neste Governo, desde janeiro de 2021, tivemos a somatória de um saldo positivo de 25.760 novos postos de trabalho, o que significa que Sorocaba vem criando 1.120 postos de trabalho, em média, por mês”, destaca.

 

Saiba como consultar vagas de emprego

 

A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza os serviços do PAT/Sine para todo cidadão que deseja consultar vagas de emprego disponíveis. Para tanto, o cadastro pode ser realizado pelo site: emprega brasil.mte.gov.br; pelo aplicativo para celular Sine Fácil ou, ainda, pessoalmente no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fica situado na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) igualmente publicam diariamente as oportunidades de trabalho existentes.

 

Além disso, mensalmente, é realizado pela Prefeitura o Mutirão de Empregos Sorocaba, no Parque Tecnológico (PTS), sendo um facilitador às pessoas que procuram uma nova oportunidade de trabalho, com a oferta de vagas por meio das agências e do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), além de cursos profissionalizantes.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Procon autua posto de combustíveis na avenida Dom Aguirre por irregularidades

Uniten abre novos cursos e inscrições, agora, são online; são oferecidas 300 vagas gratuitas

Ex-presidente Jair Bolsonaro convida governador Tarcísio de Freitas para se filiar ao PL

Mercado vê cenário de total instabilidade e risco a Guedes após queda de Moro

PM encontra galpão usado como desmanche clandestino e recupera caminhões furtados

Coronavírus é mais fatal com funcionários do que presos nas cadeias de SP