Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Procon autua posto de combustíveis na avenida Dom Aguirre por irregularidades

Postado em: 01/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Agentes do Procon Sorocaba fiscalizaram um posto de combustíveis na avenida Dom Aguirre e constataram irregularidades na ostensividade das informações sobres os preços do etanol comum e aditivado, que podem induzir o consumidor a erro. Foi constatada também a presença de produtos sem prazo de validade e a ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O posto foi autuado e o valor da multa será definido de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor – após processo administrativo onde o comerciante terá amplo direito de defesa. A multa é estabelecida em Unidade Fiscal de Referência (Ufirs), conforme artigo 57 do CDC, e pode variar R$ 1 mil a R$ 9 milhões.

Procon dá dicas

Procon Sorocaba orienta os consumidores a ficarem atentos com produtos oferecidos a valores inferiores à média utilizada por outros estabelecimentos e também às formas de pagamento. Embora não haja tabelamento de preços, por conta da liberdade econômica, é importante prestar atenção a grandes variações em relação ao que o mercado pratica.

O órgão destaca também que o consumidor, ao abastecer seu veículo, deve pedir o cupom fiscal para materializar a compra e o respectivo pagamento, além de comparar o valor da bomba com o constante do cupom.

As reclamações ou denúncias dos consumidores podem ser registradas via o aplicativo do próprio Procon, pelo http://procon.sorocaba.sp.gov.br/, pessoalmente nas Casas do Cidadão das avenidas Ipanema, 3.439 e rua Coronel Nogueira Padilha, 1.460 e na Casa do Cidadão do Paço Municipal, avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, apenas às segundas-feiras, ou na sede do Procon, na avenida Antonio Carlos Cômitre, 331, Campolim, das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reino Unido aprova vacina AstraZeneca/Oxford contra covid-19

Superior Tribunal de Justiça julga em 2020 mensalidades por faixa etária de planos de saúde

Polícia prende homem e flagra depósito com quase 1 tonelada de maconha no Éden

Isolamento social em Sorocaba continua abaixo do esperado pelo governo de SP

‘Se não posso ser bem recebido em Nova York, seremos no Texas’, diz Bolsonaro

“Operação Ferro-velho” notifica dois estabelecimentos no Parque Vitória Régia