03 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Manga pede que Doria revogue fase vermelha aos fins de semana e feriados em toda a região

Postado em: 02/02/2021

Compartilhe esta notícia:

 

A Prefeitura de Sorocaba enviou ofício ao Governo do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (1), solicitando que seja revogada a fase vermelha do Plano São Paulo aos finais de semana e feriados em toda a região.

 

A iniciativa busca atender as cidades representadas pela Comissão Especial da Região Metropolitana, liderada por Sorocaba, ao lado de outros 15 municípios: Araçariguama; Alambari; Piedade; Alumínio; Araçoiaba da Serra; Tapiraí: Votorantim; Iperó; Tietê; Salto de Pirapora; São Roque; Ibiúna; Salto; Cesário Lange e Boituva.

 

O ofício, com relatórios epidemiológicos anexados, foi entregue pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, demonstrando as condições técnicas necessárias para que Sorocaba e região não precisem se manter na fase vermelha durante os fins de semana e feriados.

 

Atualmente, essa região encontra-se na fase laranja do Plano São Paulo durante os dias de semana. Isso após os esforços conjuntos realizados por Sorocaba e região para a melhoria dos índices de enfrentamento à Covid-19, tais como aumento do número de leitos de UTI Covid, redução das taxas de internação, entre outros, além da abertura de um canal de diálogo direto e frequente com o Estado. O prefeito de Sorocaba, liderando a comitiva da região, reuniu-se duas vezes com o secretário Vinholi só na semana passada, além de ter tido várias conversas ao telefone.

 

No ofício, a cidade de Sorocaba considera que:

 

  • A melhora significativa dos índices epidemiológicos e de ocupação de leitos de UTI em Sorocaba e região;
  • Que a RMS tem realizado a contratação de mais leitos UTI para pacientes com Covid-19 pari passu que o aumento de internações, conforme relatório técnico em anexo;

  • Que a substancial redução de índices de internação nos últimos dias, consoante ao relatório técnico em anexo;

  • O Decreto Municipal de Sorocaba 26.047, de 1 de janeiro de 2021, que prevê a manutenção integral da frota municipal de ônibus do transporte público, ficando a mesma em regular funcionamento em todo o município de Sorocaba, inclusive aos sábados, domingos e feriados, aumentando a frota nos horários de pico, bem como realizar a devida fiscalização para que não haja aglomeração nos terminais e dentro dos coletivos;

  • O município de Sorocaba tem realizado estudo para a implantação do Plano Municipal de Educação e Conscientização sobre a Propagação da Covid-19;

  • A necessidade de retomada do funcionamento do comércio, serviços e outros setores, a fim de que a subsistência dos trabalhadores e comerciantes seja garantida, movimentando a economia local, condição esta inexorável para a preservação da própria vida humana;

  • Que a gestão de saúde e o controle da pandemia estão sendo realizados em toda a RMS, aliados aos protocolos sanitários que vem sendo adotados, justificando dessa forma a flexibilização, inclusive aos fins de semana.

A atual vigência do Plano SP determina que, independentemente da fase na qual uma região se encontra, ela entra automaticamente na fase vermelha durante 20h e 6h na semana, finais de semana e feriados. Na fase vermelha, apenas serviços essenciais podem operar, como mercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis, entre outros.

“Mais uma vez, contamos com a avaliação técnica dos dados epidemiológicos  apresentados por Sorocaba pelo Centro de Contingência contra Covid-19, do Governo do Estado, afim de que possamos continuar avançando com toda responsabilidade, preservando a vida como prioridade, mas sem deixar de lado a manutenção do emprego e da economia”, destacou o prefeito Rodrigo Manga. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marca pessoal forte é fundamental para vigorar na carreira, afirma especialista

Homem com 11 passagens policiais é preso pela GCM após ameaçar ex-esposa em Sorocaba

Programa de capacitação para exportação no PTS tem módulos disponíveis até outubro

Confira os direitos do consumidor na hora de trocar presentes de Natal

Preço da carne cai e inflação de janeiro desacelera a 0,21%, diz IBGE

Ipem-SP verifica medidores de pressão arterial usados em hospitais