23 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Preço da carne cai e inflação de janeiro desacelera a 0,21%, diz IBGE

Foto: Agência Brasil
Postado em: 07/02/2020

Compartilhe esta notícia:

 

Diego Garcia, FOLHAPRESS


Após o pico de dezembro, o preço da carne recuou em janeiro e reduziu a pressão sobre a inflação do país. O IPCA (a medida oficial de inflação do país) teve alta de 0,21% em janeiro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a menor variação para janeiro desde o início do Plano Real, em julho de 1994.


O preço das carnes teve redução de 4,03% em janeiro, após alta de 18,06% em dezembro. Havia a expectativa entre produtores e o varejo de que os preços continuassem a subir, porém com menor intensidade.


"Tivemos uma alta muito grande no preço das carnes, nos últimos meses do ano passado, devido às exportações para a China e alta do dólar que restringiram a oferta no mercado interno. Agora, percebemos um recuo natural dos preços, na medida em que a produção vai se restabelecendo para atender ao mercado interno", disse o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.


Com a variação no preço das carnes, o grupo alimentação e bebidas desacelerou de 3,38% em dezembro para 0,39% em janeiro.


Já o maior impacto no mês ficou com o grupo habitação, que apresentou a maior variação, de 0,55%, ou 0,08 ponto percentual no IPCA do mês.


A divulgação é a primeira calculada pelos novos hábitos de consumo. Em outubro do ano passado, o IBGE divulgou que a partir de janeiro de 2020 o IPCA ia atualizar os produtos e serviços para medir a inflação oficial do país, pesquisando a variação nos preços de 56 novos elementos.


Em dezembro, a inflação marcou 1,15%, no que havia sido o maior resultado para o mês desde 2002, quando ficou em 2,10%.


Já em janeiro de 2019, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) marcou 0,32%, pressionado por alimentos e bebidas.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim registra saldo positivo de empregos no primeiro semestre

Polícia Militar detém pela 4ª vez adolescente por tráfico de drogas na Zona Norte de Sorocaba

Candidatos do Enem têm até esta segunda para pedir reaplicação de prova; exame será em dezembro

Brasileira é uma das vítimas do ataque em igreja de Nice, diz Itamaraty

Nova morte é confirmada em Sorocaba pelo novo coronavírus; total é de 44 óbitos

Índice de jovens com covid-19 no mundo triplica em 5 meses, diz OMS