01 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba, Salto e Votorantim estão entre as cidades mais seguras do Brasil para se viver

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 10/08/2023

Compartilhe esta notícia:

Por Alana Damasceno

 

Três cidades da Região Metropolitana de Sorocaba aparecem no ranking entre as mais seguras do Brasil para se viver, de acordo com o mais recente Anuário  "Cidades Mais Seguras do Brasil", feito pela MySide, empresa do ramo imobiliário especializada em tecnologia.

 

O indicador leva em conta a taxa de mortes violentas (como casos de homicídio) a cada 100 mil habitantes por município brasileiro.

 

No Ranking geral entre todas as cidades brasileiras, figuram duas RMS, sendo elas as cidades de Salto. O município ocupa o segundo lugar geral da lista, com 3,1 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Já Votorantim aparece na oitava posição geral, com 4,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Em primeiro lugar, aparece Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, esta sim, considerada a cidade brasileira mais segura. A taxa de assassinatos registrada na cidade catarinense foi de 2,3 a cada 100 mil habitantes.

 

Sorocaba também aparece no Anuário. O município está no top 10 entre as mais seguras do Brasil para se viver, mas na categoria "cidades com população entre 500 mil e 1 milhão". Sorocaba aparece na sexta colocação, com 10,3 assassinatos para cada 100 mil habitantes e ficou à frente de outras do mesmo porte como: Joinville (SC), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Cuiabá (MT). Nessa categoria, figura em primeiro lugar Uberlândia, cidade de Minas Gerais, com 6,9 assassinatos para cada 100 mil habitantes.

 

Já a cidade considerada a mais perigosa para se viver no Brasil é Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. O município conta com taxa de 116 mortes a cada 100 mil habitantes.

 

Dentre as 27 capitais brasileiras, Florianópolis, em Santa Catarina, é considerada a capital mais segura do Brasil. A cidade de São Paulo, ou seja, a capital paulista, aparece em segundo lugar.

 

A média brasileira de mortes violentas é de 24,9 por 100 mil habitantes.

 

Entre os estados mais seguros, em primeiro lugar está Santa Catarina, em segundo São Paulo e, em terceiro, Minas Gerais. Figura em último lugar, na vigésima sétima posição, o estado da Bahia.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Feira de Noivas e Debutantes 2023 acontece nessa semana com novidades e tendências do setor

Após quase 1 ano, Tarcísio regulamenta lei de cannabis medicinal no SUS em SP

Senado aprova medida provisória do Minha Casa, Minha Vida

Secretaria da Saúde afirma que Sorocaba não possui casos confirmados de Coronavírus; 62 seguem suspeitos

Calendário Municipal de Vacinação segue com todas as vacinas disponíveis e horário estendido de atendimento

Bolsonaro sugere que variante ômicron é "bem-vinda"