26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria da Saúde afirma que Sorocaba não possui casos confirmados de Coronavírus; 62 seguem suspeitos

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Postado em: 18/03/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) desmente a informação de que uma mulher estaria com o coronavírus na cidade. Até o momento, a cidade possui 62 suspeitos e dez notificações foram descartadas pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), órgão estadual responsável pelos exames do novo coronavírus em todo o Estado de São Paulo.

 

A informação circulou por meio de áudios de WhatsApp, nesta quarta-feira (18), onde a própria pessoa, moradora da cidade e mãe de duas crianças que estudam numa escola da rede particular, afirma ter sido diagnosticada em São Paulo e, portanto, estar doente, com o COVID-19.

 

Após a SES tomar ciência desse áudio que criou histeria em muitas pessoas na cidade, a equipe da Vigilância Epidemiológica (VE) entrou em contato com a mulher para entender o caso. Segundo a VE, a mulher foi mal atendida num hospital particular de Sorocaba e decidiu ir até a cidade de São Paulo para passar pelo Hospital São Luiz.

 

Neste hospital, a moradora de Sorocaba foi submetida a um exame chamado “painel viral” que não testa a doença coronavírus, mas sim outros vírus respiratórios. Após o seu resultado dar negativo, a paciente disse que o médico que a atendeu suspeitou de coronavírus, porém, não foi feita coleta de amostra para ser enviado ao IAL.

 

Devido a essa situação, a equipe da SES agiu imediatamente e pediu para que a paciente comparecesse em uma unidade de saúde do SUS municipal para coletar a amostra e enviar ao IAL. A mulher foi classificada como suspeita do novo coronavírus, mas até o momento, a cidade não possui casos confirmados desta doença.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Justiça determina que Alexandre Nardoni retorne ao regime fechado

Educação de São Paulo contrata 1.000 seguranças privados para escolas estaduais

Uso de celular ou tablet por mais de três horas ao dia causa dor na coluna em jovens

Construção de base da GCM em frente à catedral é polêmica; MP deve ser acionado

Casal é preso por abandono de incapaz após deixar dois filhos sozinhos em residência

Os desafios da semana de trabalho com 4 dias úteis no Brasil