28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba realiza campanha contra tuberculose nas unidades de saúde

Foto: Agência Brasil
Postado em: 09/03/2023

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizará, entre os dias 20 e 31 de março, a campanha periódica contra a tuberculose. A ação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, nas unidades de Urgência e Emergência (UPHs, PAs e UPA) e no CMAE (Centro Municipal de Atendimento Especializado).

 

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresentem os sinais característicos.

 

Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce, por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR), é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, sempre acompanhada do tratamento adequado.

 

Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas, a orientação é procurar uma unidade de saúde, para que seja examinado e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Depois de 48 horas, o paciente recebe o resultado.

 

Caso seja positivo, o mesmo é direcionado imediatamente para o tratamento, que é realizado na Policlínica Municipal, por meio do Programa de Controle da Tuberculose.

 

“Essa campanha periódica é fundamental, para que as pessoas tenham acesso às informações sobre a doença e conscientizem-se da importância de fazer os exames necessários, a fim de obter o tratamento adequado, o quanto antes”, destaca o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3219-2200.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia prende suspeito de integrar quadrilha que clona cartões bancários

TSE diz que tem condições de manter eleições de outubro

Vereadores conhecem o novo Hospital Regional criticam sistema de regulação

Trem que liga Sorocaba a São Paulo está confirmado

Teatro Escarafunchar apresenta clássico do teatro infantil em Pilar do Sul - veja a coluna de José Simões

Para 70%, velocidade da vacinação está mais lenta do que deveria, aponta Datafolha