08 de Maio de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba e região possuem quatro casos suspeitos de coronavírus; veja

Foto: saude.sp.gov.br
Postado em: 28/02/2020

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo registrou nesta quinta-feira (27), 85 casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19). Quatro destes constam em Sorocaba e cidades da região. 

Parte dos pacientes voltou de viagem da Itália recentemente. 

Confira

Sorocaba


Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há um caso suspeito. Trata-se de um morador da cidade, do sexo masculino de 24 anos, com história de viagem para a Itália nos últimos 14 dias. Ele apresentou febre acompanhada de sintomas respiratórios leves. O paciente foi atendido numa Unidade de Pronto Atendimento de Sorocaba, local onde foram respeitados todos os critérios de higiene/etiqueta respiratória. 

Ibiúna

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, Ibiúna possui dois casos suspeitos. A redação do Ipa Online tenta mais informações sobre a situação. 

Itu 

A Secretaria Municipal de Saúde de Itu informou que, até o momento, há um único caso suspeito na cidade, registrado na noite do dia 26. A paciente, que chegou de viagem à Itália, apresenta sintomas leves, está em casa e vem sendo monitorada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que aguarda o resultado de exame enviado ao Instituto Adolfo Lutz.


São Roque

O Estado removeu a cidade de São Roque da lista de casos suspeitos. Durante a tarde desta última quinta-feira, a prefeitura realizou uma coletiva de imprensa com a diretora de saúde, Daniela Groke, e profissionais da Vigilância Epidemiológica e Santa Casa Municipal para falar a respeito do paciente investigado e providências que estão sendo tomadas pelo município.

O paciente e e sua família encontram-se em quarentena. De acordo com a família, o homem de 40 anos estava internado em São Paulo com sintomas amenos. A prefeitura aguarda o resultado do exame pelo Instituto Adolfo Lutz. 


Há ainda outros cinco casos em fase de investigação sobre o local de residência. 


Coronavírus


Do total de suspeitos em SP, a maioria tem histórico de viagem à Itália (55); os demais passaram por Espanha (2), Singapura (1), Portugal (1), Alemanha (6), França (4), China (2). Além desses, houve um que passou por diversos países da Ásia e outros 13 em fase de definição do país de provável infecção.

Além dos sintomas respiratórios, os pacientes têm histórico de viagem ou contato com caso suspeito.


O primeiro caso de COVID-19 foi confirmado na terça-feira (25), num residente da Capital que esteve na Itália em fevereiro. Retornou ao Brasil em 21 de fevereiro e apresentou sintomas suspeitos, como tosse, coriza e febre, compatíveis com a suspeita de COVID-19. Foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein, que fez o diagnóstico, confirmado com contraprova no Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional para análise de amostras casos suspeitos, conforme definição do Ministério da Saúde. O homem está em isolamento domiciliar, estável.

Todas as ações e medidas adotadas em SP seguem protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Afastamento por Covid de até dez dias não exige atestado médico

Polícia prende membro do governo municipal, investigado por ação fraudulenta em empresa privada

Verão começa com previsão de calor acima da média histórica

Impressionante: 594 presos fugiram de penitenciária de Porto Feliz; mais de 320 foram recapturados

A convite de Ciro Gomes, Renan Santos oficializa candidatura a prefeito de Sorocaba

Menos da metade dos brasileiros com conta do FGTS quer sacar R$ 500