26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba adquire 12 equipamentos para monitoramento algorítmico das anestesias

Foto: divulgação
Postado em: 08/06/2021

Compartilhe esta notícia:

A Unimed Sorocaba adquiriu para o Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS) 12 Conox, equipamento lançado há poucas semanas no Brasil, cuja finalidade é monitorar, com o uso de algoritmos, o estado de consciência e a probabilidade de dor do paciente que recebe sedação ou anestesia e reduzir o tempo de resposta quando ocorrem eventos indesejados. Eles serão utilizados nas salas cirúrgicas e UTIs do hospital.

 

O superintendente da Unimed Sorocaba, doutor Sérgio Rachkorsky, revela que a pandemia apresentou novas oportunidades de melhorias tecnológicas e, por essa razão, os investimentos nessa área foram ampliados. Ele explica que, com a utilização do Conox, as drogas ministradas são injetadas com controle absoluto, minimizando os riscos de danos ao paciente e tornando as cirurgias e os cuidados aos pacientes em terapia intensiva ainda mais seguros.

 

O coordenador do Bloco Cirúrgico (que engloba o Centro Cirúrgico, o Day Clinic, a Sala de Pequenas Cirurgias e as Salas Oftalmológicas), doutor Clóvis Eduardo Vicentino, concorda que o Conox aumentará ainda mais a segurança oferecida aos pacientes. De acordo com ele, o equipamento realiza cálculos extremamente rápidos sobre o estado de consciência e dor do paciente, permitindo atingir o nível de anestesia ou sedação (intravenosa ou inalatória) adequado.

 

“Esta é uma ferramenta de enorme utilidade aos anestesistas, no sentido de reduzir os riscos associados aos procedimentos anestésicos e oferecer altíssima confiabilidade e estabilidade.  Durante um procedimento que necessite de anestesia, o importante é levar o paciente a um nível seguro de inconsciência”, explica o doutor Clóvis.

 

O Conox realiza a monitorização da profundidade da atividade cerebral como um todo, indicando, assim, não somente a profundidade anestésica, como a probabilidade de eventos adversos no paciente, como o fato de ele sentir dor, por exemplo.

 

Basicamente, o equipamento consegue captar ondas cerebrais, transformá-las em vetores e, estes, em algarismos que indicam ao anestesista qual a profundidade anestésica. “Se houver algum efeito indesejado e causado pela dosagem anestésica ou pela própria cirurgia, o equipamento emite um alerta, com um delay de apenas 36 segundos, permitindo abreviar o tempo de resposta da equipe médica”, destaca o doutor Clóvis.

c207d620-a43b-4e5a-aa54-816bbb073534

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem que arrastou mulher em assalto é preso na Zona Oeste

Enem tem 4,5 milhões de inscritos; prazo de inscrição termina na sexta-feira

Câmara de Sorocaba vota projeto que muda regras de parcelamento de débitos municipais

Rodrigo Constantino é demitido da Jovem Pan após comentário sobre caso Mariana Ferrer

“How To Get Away With Murder” estreia quinta temporada com trama de foco dividido

Secretaria checa mais de 1.850 pontos de iluminação pública em dois meses em Sorocaba