19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria checa mais de 1.850 pontos de iluminação pública em dois meses em Sorocaba

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 04/01/2020

Compartilhe esta notícia:

Entre os meses de outubro e novembro do ano passado – dezembro ainda está em processo de planilhamento, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) emitiu 1.458 ordens de serviços para a execução de manutenções no sistema de iluminação pública no município. As OSs representaram mais de 1850 pontos de iluminação checados pela equipe técnica da Secretaria, nos meses do levantamento.

 

As solicitações de manutenção do sistema chegam à Secretaria por meio dos canais da Ouvidoria Municipal, que são: whatsapp 99129.2426, pelo telefone 156, pelo site de atendimento (http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento), ou presencialmente, em uma das sete unidades das Casas do Cidadão. A partir da solicitação do munícipe é gerada uma ordem de serviço e o local apontado recebe uma vistoria prévia, que verifica a extensão do problema. Feita a avaliação, a demanda entra no cronograma de atendimento.

 

De acordo com a Serpo, o tempo médio de resposta às demandas relativas à iluminação pública é de sete dias úteis após a emissão da ordem de serviço. A secretaria explica, entretanto, que existem situações em que o reparo é mais complexo e pode levar mais tempo. Há casos em que é necessária uma análise pontual, como o furto de cabos, vandalismo, problemas referentes a fornecimento de energia elétrica (responsabilidade da CPFL), necessidade de podas de árvores (para possibilitar acesso ao ponto) e mesmo as condições climáticas, uma vez que não é seguro mexer na rede elétrica em períodos de chuvas ou com raios.

 

Sete equipes de manutenção da rede de iluminação pública são mantidas pela Serpo e elas atuam em horários diferentes. Quatro equipes que trabalham das 7h às 16h, uma das 12h30 às 21h30 e outras duas equipes trabalham das 22h às 6h, para atendimento das demandas reprimidas.Os postes metálicos, considerados ornamentais, recebem manutenção preventiva conforme cronograma estabelecido pela Secretaria. Neste mês de janeiro estão previstas vistorias nas avenidas São Paulo, Sadrac de Arruda, Carlos Reinaldo Mendes e Rotatória da Rua Coronel Nogueira Padilha.

 

De acordo com a Serpo, a ocorrência de luzes acesas durante o dia deve ser comunicada à Prefeitura pelos canais da ouvidoria, com o apontamento correto do endereço da ocorrência para que a equipe de manutenção tenha seu trabalho agilizado. A secretaria explica que o motivo do ponto permanecer aceso decorre de uma falha no componente que aciona automaticamente a lâmpada, chamado relé, que é substituído e o equipamento volta a funcionar normalmente.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Datafolha: Bolsonaro tem 32% das intenções de voto; Haddad tem 21%

Facebook restringe transmissão ao vivo para quem violar regras

Prefeitura notifica 50 estabelecimentos comerciais para o fechamento na região central

Trump declara estado de emergência nos EUA devido ao Coronavírus

Pai da ex-prefeita Jaqueline Coutinho morre de covid-19

O DEDA QUESTÃO: Pesquisa aborda eleitor por fone fixo e celular. Muda o resultado?