26 de Julho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sistema de integração abrange todas as 132 linhas do transporte público de Sorocaba

Foto: Divulgação
Postado em: 16/05/2024

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes aproveita a recém-entrada em funcionamento do Corredor Estrutural Oeste do BRT para lembrar os usuários que o transporte público de Sorocaba opera via sistema de integração, física ou temporal. A medida abrange todas as 132 linhas disponíveis, permitindo ao usuário trocar de ônibus, para completar sua viagem, sem pagar uma nova passagem. As informações são da Secretaria de Comunicação. 

 

City, Consor e BRT Sorocaba são as três empresas que operam o transporte no município e atuam de forma integrada. Pelo sistema de integração, em um mesmo deslocamento, pode-se utilizar mais de uma linha de ônibus, pagando apenas uma passagem. As possibilidades de deslocamento de um ponto a outro da cidade são múltiplas, porém, existem algumas regras simples que devem ser seguidas.

 

O sistema de integração permite até três integrações ou a utilização de até quatro linhas, dentro desse prazo máximo de uma hora e trinta minutos, contado a partir do pagamento da primeira passagem. Logo, o usuário embarca na primeira linha e pode fazer a integração com outras três linhas diferentes, se assim desejar.

 

Existe a chamada integração física, que é realizada por meio do transbordo (troca de ônibus), dentro dos terminais urbanos Santo Antônio e São Paulo. Ao passo que a integração temporal possibilita a troca de linhas, dentro de um período máximo determinado (1h30), em qualquer ponto de ônibus do sistema. Dessa forma, não é preciso chegar aos terminais para fazer a transferência, o que pode ocorrer em paradas específicas durante o trajeto.

 

A integração temporal está disponível para os usuários que possuem o cartão eletrônico do sistema (Cartão Social, Cartão Vale-Transporte, Cartão Estudante) e para aqueles que realizam o pagamento via carteira digital, por meio do uso do celular. O passageiro embarca no primeiro ônibus e, na catraca eletrônica, tem o valor da tarifa descontado dos créditos do cartão. No próximo ônibus, ao encostar o bilhete, a catraca é liberada, mas sem desconto dos créditos. Basicamente, é assim que funciona.

 

O sistema de integração apenas não permite que o usuário faça o percurso de ida e volta com o pagamento de uma única passagem, na mesma linha. Também, não é permitido que o usuário desembarque da linha, durante o caminho, e tente pegar a mesma linha outra vez, ou, a linha que faça o mesmo trajeto, no mesmo sentido.

 

A matriz de toda a operação da integração no transporte público de Sorocaba, com as conexões entre as linhas, pode ser consultada no site: https://www.urbes.com.br/integracao-entre-linhas. Atualmente, o Transporte público em Sorocaba funciona com uma frota de 418 veículos. Por mês, em média são transportados cerca de 4 milhões de passageiros.

 

Contato com a Urbes

 

Os usuários do transporte público podem, ainda, utilizar os canais de comunicação com a Urbes para fazer apontamentos, a fim de melhorar, cada vez mais, os serviços prestados. Todas as solicitações são registradas e estudadas as suas aplicações.  O contato pode ser feito pelo PABX: (15) 3519-3100; site: www.urbes.com.br/ouvidoria, ou via Central de Atendimento, pelo fone 118.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Verão 90” e a programação da TV no início da década em que se passa a novela

Banco Santander contrata 20 especialistas em investimentos em Sorocaba

Sorocaba tem duas novas mortes e totaliza 23 óbitos confirmados com o novo coronavírus

Covid-19: apesar da alta de casos, número de mortes continua em queda

Posse de Kassio Nunes Marques no STF será no dia 5 de novembro

Vacinas contra a gripe se esgotam em Sorocaba; não há previsão de reposição pelo Estado