26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Nova fase de programa habitacional que atenderá idosos contemplará Sorocaba

Postado em: 01/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Sorocaba estará na segunda fase do Programa Vida Longa, do governo do Estado, que prevê a construção de empreendimentos especialmente projetados para atender às necessidades habitacionais de idosos que vivem sozinhos, em situação de vulnerabilidade social.

Nessa segunda etapa, o programa atenderá os municípios onde já existe a Vila Dignidade, como é o caso de Sorocaba. A prefeita Jaqueline Coutinho conseguiu esse compromisso do secretário de Estado da Habitação, Flávio Amary, durante encontro ocorrido nesta terça-feira (1º), em São Paulo, logo após o lançamento do Vida Longa. Nessa primeira etapa serão viabilizadas 152 unidades habitacionais em seis municípios, cujos convênios serão celebrados ainda em 2019.

O encontro entre a prefeita e o secretário estadual ocorreu à tarde, na sede da Secretaria de Estado da Habitação, no chamado Centro Histórico de São Paulo, na rua Boa Vista. Durante a reunião, ambos falaram sobre ações e projetos que possam resultar em parcerias envolvendo Estado e município no que se refere às questões voltadas à regularização fundiária e implementação de novas moradias, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

Flávio Amary explicou que o Programa Vida Longa é um aperfeiçoamento do antigo Vila Dignidade – lançado em 2009 pelo ex-governador José Serra (PSDB), “totalmente remodelado e com novo conceito”. Mediante determinadas inovações e adequações, um novo projeto arquitetônico foi concebido para permitir maior compatibilidade com a Política de Assistência Social, bem como com as diretrizes do Programa São Paulo Amigo do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social, que visa a criação de territórios mais amigáveis às pessoas idosas. O novo conceito pretende proporcionar, segundo ele, mais conforto e promover maior socialização dos moradores, resgatando o modelo de convivência.

O programa

O lançamento do programa foi feito pelo governador João Dória nesta terça-feira, dia 1º, quando se comemora o Dia do Idoso. O secretário de Igualdade e Assistência Social (Sias), da Prefeitura de Sorocaba, Paulo Henrique Soranz, esteve presente.

Na primeira fase do programa, destinado a idosos que vivem sozinhos e têm renda de até dois salários mínimos, seis cidades do interior ganharão os condomínios: Bauru (22 casas), Barretos (28 casas), Bragança Paulista (28), Santa Bárbara d’Oeste (28), São Roque (20) e São José do Rio Pardo (26). O custo total será de R$ 18,7 milhões. A ideia é chegar a 50 cidades até 2022. As obras, ainda segundo o governo do Estado, começam em até 60 dias. As casas terão 28 m² e os condomínios terão pista de caminhada, academia ao ar livre e espaço gourmet, com churrasqueira e forno de pizza.

Os prefeitos dos municípios onde o programa chegará deverão doar os terrenos para a construção dos imóveis e farão a gestão e manutenção dos empreendimentos. O morador não pagará taxa de ocupação nem contas de água e luz.

Também foram anunciados 45 novos Centros de Convivência do Idoso e Centros Dia do Idoso e a implantação do Serviço de Busca Ativa em Domicílio, a fim de prevenir a fragilização de vínculos, o isolamento social e as situações de violência das pessoas acima de 60 anos, especialmente as mulheres. Para completar o conjunto de ações, foram entregues o Selo Amigo do Idoso para os municípios que se destacaram em ações voltadas ao bem-estar das pessoas com mais de 60 anos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2ª edição do ‘Volta à Caserna’ é realizada no Paço Municipal

Isolamento social é de 44% em Sorocaba; Estado registrou 47%

Garota de 14 anos quebra silêncio e denuncia próprio pai por diversos estupros

Alunos da Medicina e Enfermagem dizem "sim" ao chamamento público

Executivos querem usar privatização e reforma administrativa para dobrar Bolsa Família

Vilão pode ser pedófilo pois é tudo “mentirinha”, diz Porchat sobre filme de Gentili