24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Executivos querem usar privatização e reforma administrativa para dobrar Bolsa Família

Foto: Agência Brasil
Postado em: 14/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Eduardo Cucolo, FOLHAPRESS

Um grupo de executivos entregou ao governo federal e a parlamentares o texto de um projeto de lei que destina 30% dos recursos provenientes da reforma administrativa e de privatizações para um programa de renda básica.


A iniciativa do grupo Manifesto Convergência Brasil tem, entre os apoiadores, Elvaristo do Amaral, ex-executivo do setor financeiro, Frederico e Luiza Trajano, da Magazine Luiza, Fabio C. Barbosa,
membro do Conselho da Fundação das Nações Unidas, Helena Nader, presidente de honra da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Hélio Magalhães, presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil e Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.


De acordo com o texto do projeto de lei, que poderia ser aprovado no Congresso por maioria simples, os 30% da redução de despesas federais oriunda da reforma administrativa será destinado diretamente ao Programa Renda Brasil, substituto do Bolsa Família. Neste caso, o aumento da despesa social se dá com redução de outros dispêndios, sem afetar o teto de gastos.


Os 30% da arrecadação com a privatização de empresas estatais federais iria para um fundo, coordenado por representantes da sociedade civil e do governo. Anualmente, 10% do patrimônio líquido do fundo, junto com os seus rendimentos, seriam transferidos ao Renda Brasil.


O dinheiro do chamado Fundo Convergência seria administrado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).


Neste caso, a nova lei retira parte de um recurso que hoje deve ser utilizado 100% no abatimento da dívida pública para criar uma nova despesa, que precisará encontrar espaço no teto de gastos.


A estimativa é que seja possível levantar R$ 240 bilhões em dez anos para o programa, considerando as estimativas do próprio governo de economia com a reforma administrativa e de diversos economistas em relação à expectativa com as privatizações (30% de duas iniciativas que gerariam, cada uma, R$ 400 bilhões em dez anos).


Isso permitiria praticamente dobrar o orçamento atual do Bolsa Família, considerando também da rentabilidade do fundo de privatizações.


"O que nos une é a convicção de que é necessário a sociedade civil se movimentar e dar suporte para que as reformas do Estado se movimentem, que o programa de privatização ande e que se incorpore uma maneira nova de fazer isso, direcionando um percentual significativo desses recursos para um programa de renda de natureza permanente", afirma Elvaristo do Amaral, coordenador da iniciativa e cofundador do Movimento Convergência Brasil.


O projeto já foi apresentado a cerca de 70 congressistas e para representantes do governo federal. O texto deverá ser entregue em breve ao ministro Onyx Lorenzoni (Cidadania), que já participou de uma reunião virtual para apresentação da iniciativa.


A expectativa de Amaral é reduzir resistências à aprovação dessas reformas ao unir pautas defendidas por setores da sociedade de centro, de esquerda e de direita.


"Vamos atrair atores políticos de espectros diferentes para apoiar a desestatização e a própria reforma do Estado. Andando pelo centro, pois somos um grupo de pessoas independentes, apartidárias, vamos atrair pessoas de bom senso que andam pela esquerda ou pela direita. É um facilitador da aprovação das reformas de Estados e do processo de privatização, que está bastante parado", afirma.


O projeto não detalha quais empresas devem ser privatizadas nem qual deve ser a reforma administrativa. Em relação ao programa de renda, prevê apenas que deve haver contrapartidas a serem assumidas pelos beneficiários, tais como a adesão a cursos técnicos de qualificação profissional e manutenção de filhos na escola.


Em sua justificativa, o texto diz que o objetivo do projeto de lei é "direcionar recursos para pautas sociais urgentes, principalmente no contexto brasileiro atual, em que milhões de brasileiros se encontram em estado de dramático desemparo econômico".


A discussão de um programa social que substitua o Bolsa Família e garanta suporte e trabalhadores que ficarão sem o auxílio emergencial criado durante a pandemia está travada no governo federal. O presidente já vetou propostas em estudo pela equipe econômica.


Por causa da regra do teto de gastos, não basta encontrar uma fonte de recursos para o programa. É necessário que haja corte nas despesas atuais para compensar o gasto extra da iniciativa.


No início do mês, reportagem da Folha mostrou que o Ministério da Economia estuda a criação de um mecanismo para aplicar em obras públicas e programas sociais parte do dinheiro arrecadado com a privatização de estatais. O objetivo também é reduzir as resistências no Congresso à venda dessas empresas e ganhar apoio dentro do governo.


A ideia também envolveria um fundo de desinvestimento, alimentado por uma fatia dos recursos das privatizações e da venda de imóveis da União.

QUEM É QUEM (alguns dos apoiadores da proposta)


Elvaristo Amaral
cofundador do Movimento Convergência Brasil

Cassio Casseb
ex-presidente do Banco do Brasil

Fabio C. Barbosa
membro do Conselho da Fundação das Nações Unidas

Helena Nader
biomédica, professora na Unifesp e presidente de honra da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)

Hélio Magalhães
presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil

Helio Mattar
diretor-presidente do Instituto Akatu e ex-secretário do Ministério da Indústria e Comércio Exterior

Jayme Garfinkel
presidente do conselho de administração da Porto Seguro Seguros

João Elek
CEO da Tüv Süd no Brasil e conselhos da Eldorado Celulose e Livraria Saraiva

Luiza Helena Trajano
presidente do conselho de administração do Magazine Luiza

Manuel Thedim
diretor do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade

Tallis Gomes
fundador da Easy Taxi e da Singu

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

São Paulo tem alerta para onda de calor a partir da tarde desta quinta

Telessaúde no Brasil tem regulamentação aprovada pelo Senado

Inscrições abertas para processo seletivo de residência em Medicina Veterinária no Zoo de Sorocaba

Estado de São Paulo libera eventos, museus e feiras a partir desta terça-feira

Ministério Público do Rio diz que ´analisa representações´ contra festa de Neymar

PGR diz não ver elementos para investigar Bolsonaro por suspeitas no MEC