26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Secretaria do Estado da Saúde monitora caso suspeito de Coronavírus em São Roque

Foto: Rafael Carvalho/Ministério da Cidadania
Postado em: 26/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Após o primeiro caso confirmado de Coronavírus na capital e o monitoramento dos familiares da vítima na cidade de Vinhedo, a Secretaria de Estado da Saúde informou haver um caso suspeito sendo acompanhado em São Roque.


A Secretaria de Estado da Saúde realizou, na manhã desta quarta-feira (26), a primeira reunião do centro de contingência do Estado criado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus. 

 

Dentre as definições do centro, destaca-se a definição dos hospitais de referência para o tratamento de casos graves serão o Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP) e Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital. No interior, HCs de Ribeirão Preto (USP) e Campinas (Unicamp), Hospital de Base de São José do Rio Preto e, no litoral, o Emílio Ribas II, do Guarujá. Juntas, essas unidades contam com cerca de 4 mil leitos, sendo mil de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).


Os hospitais privados também poderão integrar a rede, seguindo protocolos e até disponibilizando leitos, se houver necessidade. Profissionais da Saúde estadual vão reforçar os contatos com os serviços particulares para reforçar o alinhamento de estratégias e fluxos.


O Centro de Vigilância Epidemiológica irá capacitar ainda mais de três mil profissionais da área de saúde ao longo das próximas semanas em todo Estado.

 

O Instituto Adolfo Lutz está preparado e possui kits diagnósticos para analisar amostras e realizar contraprova de laboratórios particulares, se preciso. 


O centro contará com profissionais especialistas das redes pública e privada, com ênfase na área de Infectologia, sob a supervisão do Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. A lista inclui o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e os professores Marcos Boulos (HCFMUSP), Esper Kallas, (HCFMUSP), Luiz Fernando Aranha (Unifesp), Carlos Fortaleza (HC de Botucatu) e Benedito Maciel (HC de Ribeirão Preto).


Os sintomas do COVID-19 são febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza é preciso observar outros aspectos epidemiológicos, como histórico de viagem em área com circulação do vírus ou mesmo contato próximo a algum caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para a doença. 


Além da Itália, Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes Unidos estão na lista de locais de origem ou transição definida pelo Ministério da Saúde nesta semana. A mudança levou em conta o aumento de casos registrados fora do território chinês. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro diz não ter previsão de estender auxílio emergencial para outras categorias

Ministro da Saúde alerta que país não atingiu pico da variante Ômicron

Prefeitura realiza festa com apresentação da ‘Esquadrilha da Fumaça’

Padre Flávio na Câmara: “Santa Casa não pegou fogo pelas mãos de Deus”

Vacinação contra a gripe está liberada para todos a partir desta segunda-feira

Saae tem aumento de 98% na procura por canais on-line