19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saae tem aumento de 98% na procura por canais on-line

Agência Sorocaba
Postado em: 03/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Desde que ampliou as opções de atendimentos de serviços via on-line, incluindo o aplicativo de mensagens, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba vem registrando o aumento diário do número de atendimentos por essas modalidades, em decorrência do período de pandemia e da consequente interrupção dos atendimentos presenciais, como medida de prevenção e combate ao coronavírus.

Pelo Whatsapp Emergencial da autarquia, o aumento do número de contatos foi de 98%, comparativamente com a média do ano passado. Em dezembro de 2019, por exemplo, foram recebidas 424 mensagens por esse canal, enquanto que a média dos quatro meses da pandemia (março a junho) foi de 839 mensagens recebidas a cada trinta dias.

O Whatsapp Emergencial do Saae/Sorocaba, criado no ano passado, é o 9 9850 3936. Por meio deste canal de comunicação podem ser comunicados os vazamentos de água e de esgoto, a falta de água, as bocas-de-lobo entupidas e solicitações para a troca do registro do cavalete do hidrômetro. Nesses casos, o (a) atendente abre uma ordem de serviço, que é encaminhada aos setores competentes, para que o pedido seja incluído na programação e executado.

Outro canal de contato com a população também criado no ano passado foi o Whatsaap Religação, destinado exclusivamente àqueles que tiveram o fornecimento de água interrompido por inadimplência e pretendem a retomada do serviço de forma ágil, depois de corrigir o débito. Neste caso, o atendimento é feito pelo número 9 8158 0442.

Mais recentemente, a autarquia criou o Whatsapp Atendimento Período Coronavírus, um canal de orientações gerais colocado à disposição dos munícipes, por meio do número 99767-7606. Neste caso, todas as demandas são atendidas, com o devido esclarecimento das dúvidas dos interessados ou o encaminhamento da solicitação aos setores correspondentes da autarquia, com exceção dos casos tratados pelos Whatsapps Emergencial e Religação.

Desde a sua criação, em março último, o Whatsapp Atendimento Período Coronavírus já realizou um total de 7.152 atendimentos, resultando em uma média de 102 mensagens recebidas diariamente nesse período.

Serviços pelo site

Além dos atendimentos por meio do aplicativo de mensagens, a população pode solicitar serviços diretamente no site da autarquia – www.saaesorocaba.com.br -, incluindo pedidos de novas ligações de água e esgoto; emissão de 2ª via das contas de água e esgoto; solicitação de declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; atualização cadastral; consultas a pagamentos e revisão de consumo por vazamento sanado. São ferramentas autoexplicativas, que mostram aos interessados o passo a passo para que o pedido do munícipe seja concretizado.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Star Wars: A Ascensão Skywalker” estreia com missão de encerrar saga clássica

Sindicatos cedem colônias de férias no litoral para vítimas da chuva

Gilmar Mendes será ministro substituto no TSE

Prefeitura de Sorocaba buscará vacinar profissionais da educação contra covid até março, diz secretário

GCM prende traficante, aplica 561 multas e guincha veículo durante Operação Pancadão

Inscrições para cursos profissionalizantes da Uniten acontecem nesta terça